Por CBTM
A presença dos pais que lotaram metade das arquibancadas do Ginásio da Ilha São João – a outra metade foi destinada aos atletas – deu um toque familiar à festa de abertura dos Jogos Estudantis de Volta Redonda (Jevre), promovido pelas secretarias municipais de Esporte e Lazer (Smel) e de Educação (SME).
A abertura dos jogos contou com as presenças de convidados e autoridades como o prefeito Antônio Francisco Neto; o vice-prefeito Nelsinho Gonçalves; o deputado federal Deley de Oliveira; a secretária de Esporte e Lazer, Rose Vilela; o presidente da Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda), José Luiz de Sá; o coordenador do curso de Educação Física do UniFOA, Sílvio Henrique Vilela; a chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Educação, Eliana Azevedo Molina; e o gerente de vôlei do Voltaço, Luiz Eduardo Pontes.
Um dos momentos mais emocionantes da festa foi quando um coro de mais de duas mil vozes formada pelos atletas cantou o Hino Nacional, acompanhados pela Banda Municipal, mostrando o sentido patriótico do evento que teve apresentações dos alunos do programa Segundo Tempo, atletas da equipe de Ginástica de Trampolim, que se apresentaram juntamente com a Academia de Dança da Smel.
O fogo olímpico foi conduzido por Patrick Oliveira, campeão Brasileiro de Badminton, e Luciana Sena, 2º lugar em natação nas Olimpíadas Estudantis do Rio de Janeiro. Coube à aluna Marcele Selque do Colégio Getulio Vargas o compromisso de juramento do atleta, palavras repetidas por todos os alunos que participaram do desfile de abertura dos Jogos Estudantis.
O prefeito Antônio Francisco Neto fez um agradecimento especial aos pais que marcaram presença no evento, e a secretária de Esportes Rose Vilela deu as boas vindas aos atletas. O deputado Deley de Oliveira fez uma saudação especial aos atletas, lembrando da época de aluno e competidor dos Jogos Estudantis.
O gerente de vôlei do Voltaço, Luiz Eduardo Pontes, o Dudu, há dez anos foi o condutor da tocha olímpica e ao participar como convidado na mesa das autoridades se emocionou durante o evento.
“É como um filme que passa em nossa memória. Parece que foi ontem que eu estava aqui conduzindo o fogo olímpico e sonhando em ser um grande atleta. Hoje a gente se emociona pela grandeza da festa e pela qualidade dos atletas que vão participar dos jogos”, disse.
A partir do próximo dia 4 de outubro e até o dia 12 de novembro será disputado o Jevre, que neste ano terá mais de 12 mil atletas, e as participações especiais das Federações de Atletismo, Federação de Esportes Aquáticos e de Tênis de Mesa que durante os jogos farão o monitoramento das marcas conquistadas tornando essas marcas oficiais para futuras competições.
São sete categorias em disputa no Jevre: Sub 08; Sub 10; Sub 12; Sub 14; Sub 16; Sub 18 e Acima de 18, nos naipes masculino e feminino.O Jevre 2011 segue até o dia 12 de novembro.
Confira onde serão disputadas cada modalidade:
Ginásio da 249 - Voleibol
Ginásio do Santo Agostinho - Futsal
Ginásio do Retiro - Futsal/Basquete/Handebol
Ginásio do São Geraldo - Futsal
Complexo Esportivo Oscar Cardoso - Futebol
Parque Aquático (Ilha São João) - Natação
Ginásio do Santo Agostinho - Judô
Ginásio do Santo Agostinho - Tênis de Mesa
Ginásio da Ilha São João - Xadrez
Pavilhão da Ilha São João - Queimada/Câmbio/Cabo de Guerra
Recreio do Trabalhador – Atletismo