Por CBTM
A Vila Pan-Americana abriu suas portas na sexta-feira para a Seleção Brasileira do Tênis de Mesa. Nessa terça-feira chegaram os atletas do México, país anfitrião.
Entre os primeiros moradores também estão jogadores de vôlei, taekwondo, squash, pentatlo moderno moderno, ginástica, esportes equestres, handebol, badminton e natação.
No dia seguinte à abertura, o México fará a primeira cerimônia oficial de hasteamento de bandeira, que ficará a cargo do chefe da delegação, Ricardo Probert.
A Vila Pan-americana receberá cerca de 6 mil atletas dos 42 Comitês Olímpicos Nacionais filiados à Organização Esportiva Pan-americana (Odepa), que é comandada pelo mexicano Mario Vázquez Raña.
A Vila é um complexo de quatro edifícios com 951 apartamentos, uma praça de bandeiras, um pavilhão internacional, refeitórios, lavanderias, ginásios, discoteca e capela.
Em um terreno de 17 hectares no município de Zapopan, a Vila conta com grandes áreas arborizadas, praças, estacionamentos, uma piscina de recreação e uma policlínica equipada com todos os serviços para emergências.
Também na terça-feira serão abertas as vilas das subsedes de Cidade Guzmán, sede do remo e de canoagem, e a de Tapalpa, onde acontecerá o ciclismo de montanha.