Por CBTM
Contra tudo e contra todos os garotos do tênis de mesa de Porto União conquistaram no início da tarde deste domingo (2) uma vaga para a 51ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina em Criciúma.
A conquista da vaga veio na semifinal da Etapa Regional Leste Norte dos Jogos Abertos de Santa Catarina contra Joinville, equipe sete vezes campeã da etapa estadual e que esteve presente no pódio de todas as edições dos Jogos Abertos.
Para Émerson Jacobs, técnico e atleta de Porto União, apesar da equipe ficar em segundo lugar, pois perdeu a final para Itajaí por três a um, o sabor de vencer uma das mais tradicionais equipes de tênis de mesa do estado “é inenarrável”, particularmente nas atuais condições.
A equipe se uniu ao ficar em Canoinhas sem condução, e necessitando carona para se deslocar aos locais de competição. Também devido a febre alta acometida por Émerson, eles voltaram à sua cidade para tratamento, já que não tinham condições em Canoinhas.
Para os gêmeos de 19 anos, Aurélio e Augusto Correia, os outros integrantes da equipe, eles treinam muito pouco, pois dedicam a maior parte do tempo em treinar novos mesatenistas, no projeto Tênis de Mesa na Escola, e vencer uma equipe com a estrutura e a tradição de Joinville pode significar “um apoio maior para a modalidade”.
O principal destaque da competição realizada no ginásio da Associação Lavrasul, foi Yuri Bavaresco paulista que joga na França há dois anos onde participa como profissional do campeonato da segunda divisão pela equipe de Bordeux, e que ao voltar do regional vai se unir a Seleção Brasileira em São Caetano do Sul SP, para auxiliar no preparativo da equipe titular quer vai ao sul americano.
Ele venceu todos os seus confrontos e foi a peça chave na conquista do título. Para Edson Luis da Silva, técnico da Associação de Tênis de Mesa de Itajaí, infelizmente as principais equipes do estado estavam reunidas nesta seletiva com apenas duas vagas em jogo, e fez com que Joinville, uma das mais tradicionais equipes do estado, pela primeira vez não participe dos Jasc.
O judô foi outra modalidade que encerrou neste domingo com domínio total de Itajaí, que conquistou os dois troféus da modalidade. Joinville ficou em segundo lugar nos dois naipes.
Depois de mais de duas horas de jogo a equipe de bocha masculina de Blumenau conquistou o troféu com a vitória sobre Jaraguá do Sul por 2x1. (T 12/0 – I 4/12 – D 12/7)
Com o novo modelo de disputa do bolão 23, a equipe da casa levou vantagem e na passagem final foi campeã com a produção de 1429 pinos derrubados.
A segunda vaga da região ficou com Rio Negrinho com 1414 pontos.
Joinville e Itajaí vão representar a região na competição de tênis dos Jasc. Na final da modalidade os joinvillenses venceram por três a zero.
Com os resultados do dia Itajaí deu um salto a frente do quadro de pontuação e lidera o regional com 72 pontos, seguido de Joinville com 53 e Blumenau com 52 pontos. Nesta segunda-feira (3) o quadro de pontuação vai ser modificado com as finais do bolão 23 feminino bocha feminina e do basquete feminino. Também nesta segunda-feira estréia a modalidade de caratê.