Por CBTM
Os XVI Jogos Pan-Americanos, que acontecerão entre os dias 14 e 30 de outubro em Guadalajara, no México, contarão com 17 novas instalações esportivas, 12 remodeladas e seis temporárias.Entre os palcos erguidos especialmente para o evento, estão obras emblemáticas como o Centro Aquático, o Complexo de Gimnasia, o Velódromo e o Estádio de Atletismo.
Um dos grandes destaques dos jogos é a Vila Pan-Americana, onde os atletas ficarão hospedados. Outros locais de provas já existiam e foram remodelados, como o Estádio Omnilife, do time de futebol Chivas Guadalajara, onde os jogos serão abertos e encerrados.
Entre os outros 12 cenários reconstruídos estão o Clube Hípico, o Complexo de Squash e o Domo del Code, sede das partidas de basquete e de tênis de mesa.Para estes jogos também foram erguidos instalações temporárias em cidades como Puerto Vallarta, onde acontecerão as competições de triatlo e maratona aquática, e em Tapalpa, cenário de disputa das provas de ciclismo.
Entre as instalações especialmente construídas para os jogos, um dos destaques é o Centro Aquático, com capacidade para 3.593 espectadores, e o Complexo de Gimnasia, que pode receber 3.434 pessoas.Também são novas construções o Complexo de Vôlei, o Complexo de Tênis, o Estádio de Beisebol, o Estádio de hóquei, o Estádio de softbol e o Estádio de Tiro.