Por CBTM
A delegação brasileira que disputará o tênis de mesa nos Jogos Pan-Americanos de 2011 chegou na tarde desta sexta-feira a Guadalajara. Por volta de 12h35 (horário local, 14h35 em Brasília), com 25 minutos de atraso, o sexteto da modalidade desembarcou do voo AM 108, que partiu de São Paulo na noite do dia anterior, e seguiu para a Vila Pan-Americana.
Originalmente, os atletas não falariam com a imprensa. Por conta da segurança, a delegação não desembarcaria pelo saguão principal, porém, depois de muita negociação com as autoridades aeroportuárias, por volta das 13h10 (15h10 de Brasília) Hugo Hoyama apareceu e deu entrevista.
"Esse é o meu sétimo Pan. Estou ansioso como se fosse o primeiro, mas talvez seja o último", disse o atleta, 42 anos, que ainda brincou com a idade. "Em 2003, o Bruno me chamava de tiozinho... aqui eu devo ser o avô".
O sexteto da modalidade é encabeçado pelo veterano Hugo Hoyama, que disputa o Pan pela sétima vez seguida e busca ampliar a coleção de medalhas - são nove ouros, o que faz dele o maior medalhista da história da competição. Além dele, o time masculino conta com Gustavo Tsuboi e Thiago Monteiro.
Entre as mulheres, completam o time Lígia Silva, Caroline Kumahara e Jessica Yamada - as duas últimas disputando o primeiro Pan. O time vem de um mês de treinamentos em conjunto, passando por França, Áustria e por atividades em São Caetano do Sul com o coordenador técnico Lincon Yasuda, da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM).
Em Guadalajara, a modalidade será disputada por 80 atletas inscritos, entre os dias 23 e 29 de outubro, nas categorias masculino (individual e por equipes) e feminino (individual e por equipes). As partidas serão disputadas no Domo del Code, em Guadalajara.
Jornal do Brasil
Foto: Reinaldo Marques/Terra