Por CBTM
A Selt (Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Turismo) definiu Santo André como sede dos 53º Jogos Regionais, que serão realizados de 15 a 26 de julho. A cidade não recebia competição desde 2000.
Uma comissão da Secretaria visitou a cidade no último dia 20 de janeiro para vistoriar locais como ginásios, alojamentos, quadras e piscinas. Santo André receberá os jogos da primeira região. No total, em todo Estado, são oito regiões reunindo cerca de 200 municípios.
Os Jogos serão representadas por 39 cidades: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Guarulhos, Caieiras, Cajamar, Francisco Morato, Franco da Rocha, Mairiporã, Osasco, Barueri, Carapicuíba, Cotia, Embu, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Itapevi, Jandira, Juquitiba, Pirapora do Bom Jesus, Santana do Parnaíba, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra, Vargem Grande Paulista, Santos, Bertioga, Cubatão, Guarujá, Praia Grande, São Vicente, Itanhaém, Itariri, Mongaguá, Peruíbe e Pedro de Toledo.
Serão disputadas 22 modalidades, divididas em sub-21 e livre (acima de 21 anos), no masculino e feminino, de atletismo,Tênis de Mesa, basquete, biribol, bocha, capoeira, caratê, ciclismo, damas, futebol, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, malha, natação, taekondo, tênis, voleibol, vôlei de praia e xadrez. Duas competições para portadores de deficiência estarão nos Jogos: atletismo e natação.
O campeonato classifica as equipe e atletas das cidades para os Jogos Abertos do Interior, que serão realizados em outubro.
Os Jogos Regionais são regidos pela Lei Estadual 12.553/2007. Como no ano passado, as cidades da região esportiva estarão classificadas em primeira e segunda divisão.