Por CBTM
A Comissão Organizadora dos Jogos Brasileiros de Masters, que acontecem no Rio de Janeiro entre os dias 27 e 29 de março, trabalha em tempo integral para acertar os últimos ajustes para a competição.
O objetivo do evento é estimular a prática esportiva para atletas que se enquadram em uma fase superior a profissional, objetivando a desaceleração do ritmo de treinamento para um patamar compatível com a sua capacidade.
Além de estimular indivíduos adultos, de maior idade, e da terceira idade, objetivando a manutenção do condicionamento físico, uma melhor qualidade de vida e saúde.
MEIOS
Os Jogos Brasileiros Masters servirão como evento de coroamento às diversas modalidades desportivas que regularmente a cada ano vem realizando competições e eventos da classe master.
Os eventos Masters incentivam aos indivíduos a pratica regular de seus esportes, mantendo com isso o condicionamento físico das pessoas de maior idade, que passam com isso a possuir uma qualidade de vida melhor, gerando mais postos de trabalhos para os profissionais da área esportiva, de educação física, medicina desportiva, nutrição, e também aumentando a demanda para empregos e necessidades de criação de clubes e academias dedicados a uma outra faixa de idade de clientes.
A evolução esportiva mundial vem demonstrando um aumento da longevidade dos atletas de elite, atletas em modalidade esportiva em que o ápice do desenvolvimento ocorria na mais tenra idade hoje encontramos competindo no mesmo patamar atletas nas faixas de trinta ou mais anos de idade.
Com o aumento de oportunidade de competições para máster não só mantemos a desaceleração dos atletas de primeira linha como poderemos recuperar atletas que tenham momentaneamente interrompido a sua carreira, dando oportunidade a uma retomada gradual e não traumática da aptidão técnica e qualidade de seu desenvolvimento atlético.
HISTÓRICO
Basquete.
O movimento de basquete veterano no Brasil iniciou-se em 1950 com a criação do Combinado Copacabana, no Rio de Janeiro, onde um grupo de atletas, querendo estender o seu convívio social, passou a organizar encontros semanais onde pudessem comentar suas jogadas e feitos, partilhando-as com os amigos e familiares.
Este movimento foi crescendo até que em 1985 aconteceu o primeiro encontro brasileiro de veteranos de basquetebol, na cidade de Fortaleza. Um grupo de amigos, ex-jogadores, teve a idéia de organizar um encontro onde pudessem rever ex-atletas de outros estados, em uma mistura de confraternização e competição.
Já neste primeiro encontro houve a participação de 4 estados, com um total de 90 participantes, motivando os ex-atletas a levarem a frente este propósito que desde então não parou mais de crescer,atraindo a cada ano mais participantes e aficcionados pelo esporte em geral.
Em 2008 completamos 24 anos ininterruptos de competição (encontro) nacional, congregando 26 associações, representando 20 estados (Amapá, Amazonas, Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás,Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte,Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo), com aproximadamente 2000 participantes entre atletas e familiares, atraindo uma legião enorme de ex-atletas de renome do âmbito nacional e internacional, hoje exercendo as mais diversas atividades profissionais, mas que ainda possuem o mesmo espírito esportivo de outros tempos.
Porém, aquilo que começou como uma simples extensão das atividades sociais e esportivas, levou o Brasil a participar de campeonatos mundiais, Pan-americanos e Sul-americanos, sendo sempre laureado nas várias categorias em que se dividem os campeonatos, passando a ser respeitado no cenário internacional, como demonstrado nos quadros de medalhas oficiais da FIMBA (Federación Internacional de Maxi Baloncesto).
Atletismo.
O Atletismo Veterano no Brasil, começou a se organizar na cidade de São Paulo, onde foi fundada, em 19.12.1943, a Associação Atlética de Veteranos de São Paulo, que é a segunda mais antiga do Mundo. Cada estado brasileiro tem sua própria Associação e promove seus próprios Campeonatos.
Existem duas categorias de atletas no Atletismo Veterano: Na categoria de Pré Master estão incluídos os atletas com idade de 30 a 34 anos. Na categoria Máster propriamente dita, se incluem todos os atletas com mais de 35 anos.
A ABRAM foi fundada em 30.11.1989 e tem sempre, como Sede, a cidade onde estiver residindo o presidente eleito, que fica à frente da Associação, por quatro anos. A entidade é filiada à CBAT – Confederação Brasileira de Atletismo, á ASUDAVE – Associacion Sudamericana de Atletismo Veterano, e à WAMA – World Masters Atletics, Também é reconhecida pela I.A.A.F.
Natação.
A pratica desportiva para atletas de natação de alto nível no período posterior a interrupção de sua carreira esportiva foi iniciada nos Estados Unidos no início da década de 70, essa nova classe de desportistas foi denominada como, MASTER. No Brasil no final da década de 70, foram iniciados os primeiros movimentos de união desse grupo de desportistas.
A natação esporte que possui em seu histórico, a primeira competição de master registrada como tendo sido realizada no Rio de Janeiro em 21/06/1980, na pscina do CR Flamengo, organizada pela Federação Aquática do Estado do Rio de Janeiro, que continuou a realizar esse tipo de evento até 1984.
A partir de 1985 foi fundada a Associação Brasileira de Masters de Natação (ABMN), que a partir de então, dá continuidade até hoje a organização das Competições de natação master no Brasil, com uma parceria direta com a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). Hoje no Brasil há registros de cerca de 10.000 (dez Mil) desportistas que já participaram de competições de natação desta classe.
A FINA Federação Internacional de Natação, possui uma seção específica de Natação classe Master e regulamenta todas as competições dessa classe e ainda reconhece não só a CBDA mas também a ABMN como os órgãos reguladores e de desenvolvimento da Natação dessa classe no Brasil. Hoje no Brasil são realizadas anualmente 4 (quatro) Competições de nível nacional, organizadas pela ABMN, além das competições Regionais e Estaduais organizadas pelas Federações ou Associações Estaduais.
FORMAÇÃO
O Primeiro JOGOS OLIMPICOS BRASILEIROS MASTER objetiva dar início a massificação da pratica desportista da classe Máster em todas as modalidades esportivas, inicialmente com 6 (seis) esportes, com a participação de atletas representando Clubes e Associações de todo o Brasil em um único Estado. Nessa primeira edição serão disputadas as competições das seguintes modalidades:
NATAÇÃO
- ATLETISMO
- REMO
- VOLEY
- BASQUETE
- TENIS DE MESA
PERIODICIDADE
Os jogos serão realizados anualmente, nesta primeira edição está prevista a realização dos jogos em três dias de competição, a partir da segunda edição em função da resposta obtida com esse primeiros Jogos, poderão ser introduzidas melhorias para um aprimoramento da Organização dos futuros eventos.
SEDE DOS JOGOS.
O I JOGOS BRASILEIROS MASTERS será realizado na Cidade do Rio de Janeiro, de 27 a 29 de março de 2009, em locais a serem determinados pelo Comitê Organizador dos Jogos em conjunto com o Comitê Olímpico Brasileiro - COB e Governo Federal, que dará o apoio logístico e administrativo, cabendo a cada Confederação Esportiva ou Entidade a elas ligadas, organizar a parte técnica de disputa das competições.
CONGRESSO TÉCNICO.
Está previsto a realização de dois tipos de Congressos para os Jogos Olimpicos Masters Brasileiros, o primeiro será o Congresso Técnico Geral das Olimpíadas, onde deverão estar presentes apenas os representantes dos clubes participantes e Federações Estaduais, onde serão apontados os fatos relativos a organização geral dos Jogos, sua organização e objetivos presentes e as espectativas para os futuros jogos envolvendo novas modalidades esportivas.
O Congresso Técnico Geral dos Jogos Olímpicos Brasileiros Master será realizado no Auditório do Estadio Célio de Barros, localizado no Complexo Esportivo do Maracanã. O segundo Congresso será específico de cada modalidade esportiva e constará dos regulamentos específicos de cada esporte onde estará indicado o local e horário de sua realização.
PROGRAMAÇÃO DOS JOGOS.
A programação dos I Jogos Brasileiros Masters será administrada de duas formas: 1) a programação de cada modalidade esportiva que seguirá o Regulamento de cada esporte, 2) a programação geral onde todas as modalidades participam em conjunto.
Cerimônia de Abertura- será realizada uma Cerimônia de Abertura dos Jogos que constará de desfile dos Clubes participantes, seguido de discurso dos organizadores, hasteamento da Bandeira Nacional e coquetel de confraternização dos esportistas participantes. A Cerimônia de Abertura será realizada no Clube Monte Líbano, localizado na Lagoa. A Programação Geral terá a seguinte seqüência:
1º Dia - 27/03/2009 (Sexta Feira).
Congresso Técnico Geral das Olimpíadas 10:00 h
Competições de cada Modalidade.
Desfile de Abertura 20:00 h - Local a Confirmar
2º Dia – 28/03/2009 (Sábado).
Competições de cada Modalidade (conforme regulamento).
3º Dia – 29/03/2009 (Domingo).
Competições de Cada Modalidade (conforme regulamento).
Encerramento dos Jogos.
DATA LIMITE PARA RECEBIMENTO DAS INSCRIÇÕES
Para a montagem do programa de competições a data limite para recebimento das inscrições será até as 18:00 horas do dia 03/03/2009.
ORGANIZAÇÃO DOS CAMPEONATOS
Cada Confederação ou órgão outorgado pela Confederação correspondente, será responsável pela elaboração do campeonato específico de cada modalidade esportiva. Os recursos para a organização de cada Campeonato, será de responsabilidade de cada Confederação, podendo a mesma cobrar taxas de inscrição e registros de cada atleta participante, bem como obter patrocínios próprios para arcar com todas as despesas para a realização do Campeonatos.
COMITE ORGANIZADOR
O Comitê Organizador será nomeado pela Secretaria Esportes de Alto Rendimento do Ministério dos Esportes, que terá em sua constituição representantes de cada uma das modalidades esportiva participantes dos Jogos, representantes das Confederações Esportivas, Lideradas por um Presidente que também será Indicado pela Secretaria de Esportes de Alto Rendimento, para coordenar todas as atividades do escritório de Coordenação dos Jogos. Caberá ao Comitê Organizador estabelecer as regras, provas e campeonatos a serem disputados nos 3 (três) dias de duração dos Jogos.
A esse Comitê também ficará a cargo a elaboração da Regulamentação da futura Confederação Brasileira Desportiva Master, que será responsável pelo Gerenciamento dos próximos Jogos Olímpicos Brasileiros Master.
ATRIBUIÇÃO DO ESCRITÓRIO DO COMITÊ ORGANIZADOR
O Comitê Organizador ficará responsável pelas seguintes tarefas:
A) Editar o Folder;
B) Editar a Revista dos Jogos;
C) Gerenciar as atividades;
D) Administrar o Congresso Técnico;
E) Administrar e Organizar o Congresso Técnico;
F) Organizar a Cerimônia de Abertura;
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
Para o planejamento estratégico de realização dos Jogos devemos considerar que a fase mais importante para o sucesso do evento é a divulgação prévia do Evento para isso, cada Entidade deve elaborar o planejamento estratégico e disponibilizar no Regulamento Específico da Modalidade, que deve ser suprido dos recursos financeiros para a organização.
CONDIÇÕES DE INSCRIÇÕES
Poderão participar cidadãos Brasileiros e cidadãos de outras nacionalidades que comprovem ser domiciliados em qualquer cidade do território nacional.
Em situação excepcional poderão ser aceitas inscrições de Clubes ou Indivíduos estrangeiros não domiciliados no Brasil, que participarão dos Jogos na qualidade de CONVIDADOS, contudo a sua classificação nos resultados finais nas competições, desses clubes ou esportistas não irão influenciar na premiação ou classificação dos demais participantes.
Não serão aceitas inscrições de aglutinação de clubes ou academias representando um único Estado ou Cidade.Para a participação nos Jogos não será exigida que o participante apresente comprovação de filiação a qualquer Federação Esportiva ou Associação Esportiva Estadual ou Nacional
As inscrições somente serão aceitas se acompanhadas de cópia de Documento de identidade oficial, somente serão processadas as inscrições dos participantes que estiverem de acordo com as regras de divisão de idades estabelecidas nos regulamentos de cada modalidade esportiva característica da Classe Master.
PREMIAÇÃO
Todos os indivíduos inscritos receberão uma medalha de participação no I JOGOS BRASILEIROS MASTERS, além da premiação específica auferida na disputa do esporte em que estiver inscrito.
I Jogos Brasileiros de Masters
27 a 29 de março de 2009