Por CBTM
No país onde se respira futebol, alguns esportes mesmo obtendo ótimos resultados em competições internacionais, ainda lutam ferozmente para conseguir um lugar no coração dos brasileiros. Esse é o caso do Tênis de Mesa, por exemplo, que embora tenha uma confederação atuante, ainda enfrenta dificuldades em popularizar-se devido aos altos custos do material necessário para sua prática.
Contudo esses impedimentos não são suficientes para conter a paixão de alguns atletas pelo Tênis de Mesa, é caso do mesatenista Cazuo Matsumoto, que lutou e ainda luta muito para superar as dificuldades --- Quando eu era pequeno meu pai tinha condições de me ajudar, mas passei por dificuldades na adolescência e aos 15 anos tive que parar de estudar e a me dedicar totalmente ao esporte --- declarou Cazuo.
Cazuo se considera um homem de sorte, pois além da ajuda do pai, contou somente com o seu talento para conseguir a independência financeira que tem hoje --- Passei por momentos difíceis na minha adolescência. Hoje em dia, me considero uma pessoa de classe média, tenho tranqüilidade na minha vida e conquistei isso tudo com o Tênis de Mesa --- completou.
Longe do Brasil desde 2003, o mesa-tenista vive em uma casa custeada pela CBTM, em Argentan , na França. Ele treina 02 vezes ao dia e quando está no Brasil, geralmente entre junho e agosto, fica treinando
Segundo Cazuo, o esporte ainda está longe de obter o prestígio e a remuneração ideais e em
tom descontraído o compara com o futebol --- Eu consigo me sustentar, mas não é aquela coisa toda, nada que se compare a vida que levam os jogadores de futebol, vivo como um trabalhador normal, mas viajo o mundo praticando o esporte que amo --- finalizou.