Por CBTM
O Irã não concedeu vistos para uma equipe americana de badminton competir no país neste mês, uma decisão que o governo Obama qualificou ontem de infortúnio em sua estratégia de tentar se aproximar de Teerã.
A Chancelaria iraniana culpou o curto prazo para processar os pedidos, mas o porta-voz do Departamento de Estado, Robert Wood, disse que a equipe de badminton -esporte similar ao tênis, com petecas em vez de bolas- apresentou a papelada em tempo.
--- Não é um bom sinal. Como a secretária [de Estado, Hillary Clinton] e outros falaram, quando os iranianos abrirem aquele punho cerrado, haverá uma mão esperando para saudá-los -- disse Wood.
O intercâmbio esportivo já foi usado pelos EUA em outra ocasião para quebrar o gelo no intuito de reaproximação diplomática, como a que Obama agora busca com o Irã.
Em 1971, uma delegação americana de Tênis de Mesa foi o primeiro grupo oficial dos EUA a pisar na China comunista desde a revolução de 1949.
Conhecido como diplomacia do pingue-pongue, o episódio antecedeu uma visita oficial do então presidente Richard Nixon a Pequim.