Por CBTM
Pequenina, Xue Wu esconde em seus 1,61m e 51 kg uma força que vem de longe. Nascida na China e naturalizada dominicana, ela levou seu país ao ouro nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara: venceu o primeiro e o último jogo da final por equipes - melhor de cinco - contra a Venezuela.
No Pan do Rio, tinha sido bronze por equipe e prata no individual, esta última ao perder para Jun Gao, (chinesa naturalizada americana). Após receber abraços apertados das companheiras e do treinador, mostrou estar com o espanhol afinado.
--- Estou muito feliz. O tênis de mesa ainda não é tão popular na América Latina como na China, mas está crescendo ---, comentou a atleta.
Xue tem 31 anos e, desde 2003, defende as cores da República Dominicana. A língua espanhola, no entanto, ela começou a aprender ainda antes.
--- Em 2000, fui treinar na Espanha. Ainda estou aprendendo --- conta, tímida
A dominicana ocupa a 50ª posição no ranking mundial. É a melhor mesa-tenista da América Latina, mas só vem ao lado de cá alguns meses por ano. A classificação ao Pan veio durante o Campeonato Latino, no ano passado, também em Guadalajara.