Por CBTM
O esporte sempre fez parte da vida de Ronaldo Souza. Antes de sofrer um acidente e ser atropelado enquanto treinava ciclismo, também percorria longas distâncias correndo e praticava natação. O ex-triatleta encontrou no Tênis de Mesa o prazer de continuar competindo em alto nível.
Logo em seu primeiro evento internacional, o Campeonato Parapanamericano realizado em Isla Margarita, na Venezuela, em 2009, Ronaldo conseguiu uma surpreendente medalha de ouro nas classes combinadas 1-2, deixando para trás atletas muito mais experientes e apontados como favoritos.
Graças aos bons resultados obtidos em pouco tempo, o atleta natural do Rio de Janeiro, que defende atualmente o clube AABB Brasília/ Rizzone e ocupa a 14ª colocação no Ranking Mundial, conseguiu ingressar na Seleção Brasileira Paraolímpica Pernamente A.
Esse ano Ronaldo conquistou o bronze no Torneio de Equipes do Aberto da Hungria. No Brasil, levou o ouro no Aberto do Brasil, também por Equipes , e o bronze no Individual. Agora promete lutar por mais uma medalha no México, a partir do próximo dia 13.
Recentemente o atleta sofreu uma lesão e teve que se afastar das mesas por algum tempo, mas se recuperou e vai para Guadalajara em condições de defender o título.