Por CBTM
O Brasil é o país com o maior número de atletas em Guadalajara, superando os 209 competidores mexicanos. Ao todo, a delegação brasileira tem 362 pessoas, e é a maior já enviada pelo país a uma competição esportiva no exterior em todos os tempos.
O presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Andrew Parsons, emocionou-se no evento.
--- É um sonho. Comecei a viver isso há 14 anos e jamais esperei participar de uma festa como essa. A emoção é muito forte, por ser o coroamento de um trabalho que é fruto do esforço de muita gente --- afirmou.
Delegação completa de brasileiros que competirão em Guadalajara em 13 modalidades: 222, sendo 70 mulheres (além de uma calheira e uma pilota) e 152 homens (mais 11 atletas guia e dois calheiros).
Atletismo (40): 14 mulheres, 26 homens (além de 11 atletas-guia homens) - Basquete (24): 12 no feminino e 12 no masculino - Bocha (9): 3 mulheres e 6 homens (além de 3 calheiros - dois homens e uma mulher) - Ciclismo (6): 2 mulheres e 4 homens (além de uma mulher como piloto) - Futebol de 5: 9 homens Goalball (12): 6 no feminino e 6 no masculino - Halterofilismo (15) : 5 mulheres e 10 homens - Judô (13): 6 mulheres e 7 homens - Natação (39): 11 mulheres e 28 homens - Tênis de Mesa (33): 8 mulheres e 25 homens - Tênis em cadeira de rodas (5): 2 mulheres e 3 homens - Tiro com arco (7): 1 mulher e 6 homens - Vôlei: 12 homens.