Por CBTM
O chinês naturalizado argentino Liu Song ficou com o título do Torneio Individual dos Jogos Panamericanos de Guadalajara, depois de vencer, nessa quinta-feira, o mexicano Marcos Madrid, por 4 a 1.
O também chinês naturalizado dominicano Lin Ju e o equatoriano Alberto Mino ficaram com a medalha de bronze.
No Torneio Feminino, o título ficou com a canadense Zhang Mo, que derrotou a dominicana Wu Xue. Em terceiro lugar ficaram as americanas Lily Zhang e Ariel Hsing.
Com o resultado, além da medalha de ouro Liu Song e Zhang Mo garantiram uma vaga nas Olimpíadas de Londres, em 2012.
Apesar da derrota na final, Marcos Madrid foi a grande sensação da competição e fez aflorar o sentimento patriótico dos mexicanos.
O argentino venceu os dois primeiros sets por 11 a 8 e 11 a 6, mas em momento algum a torcida deixou de apoiar e incentivar, fazendo uma verdadeira festa no ginásio a cada ponto conquistado pelo jovem talento.
Marcos Madrid retribuiu a força vinda da arquibancada com muito empenho e determinação. Quando fechou o terceiro set em 11 a 5, mais parecia que todos estavam comemorando um título.
Os mexicanos demonstravam o tempo todo orgulho e tinham motivos para isso. Afinal, além da medalha de bronze que ajudou a conquistar no Torneio de Equipes, Marcos Madrid roubou a cena e se classificou para a final. Antes disso, o México nunca havia comemorado na história dos Pan-Americanos uma medalha no Tênis de Mesa
O apoio da torcida, no entanto, não foi suficiente para combater o talento do experiente argentino, que não se deixou intimidar em momento algum e fechou os dois sets seguintes por 11 a 7 e 11 a 9.
No final, os mexicanos pareciam satisfeitos, pois para todos Marcos Madrid não perdeu o ouro e sim conquistou a prata. Uma bela festa de encerramento que com certeza ficará guardada para sempre na lembrança de todos os participantes.