Por CBTM
Desde a antiguidade uma das formas de lazer mais populares é a pratica de esportes, principalmente por ativar o lado competitivo do ser humano e permitir que qualquer um participe, desde o pobretão ao magnata. Nada é dinheiro e sim capacidade.
O Tênis de Mesa é um dos esportes mais queridos do mundo justamente pela simplicidade da estrutura necessária para sua prática.
Isso acaba tornando a modalidade em alternativa de lazer para todas as classes sociais e como instrumento de inclusão social.
Pessoas das mais variadas origens e profissões praticam o esporte e, apesar de não competirem profissionalmente, não abrem mão de bater um a bolinha de vez em quando.
Um exemplo de praticante apaixonado é Luciano de Jesus Conceição ou Luciano Vidigal, como é mais conhecido.
Luciano é ator, diretor, compositor e mesatenista nas horas vagas.
--- Jogo Tênis de Mesa desde criança. Já joguei nos pátios das escolas e nas Lages aqui do Vidigal. Não pratico profissionalmente, jogo porque acho um dos maiores entretenimentos --- declarou.
O ator, que também é professor do grupo de teatro Nós do Morro, vê o esporte como uma alternativa para as crianças de origem humilde.
--- Acho que qualquer iniciativa, bem estruturada, seja no esporte ou na arte, pode transformar o ser humano e a sociedade para melhor, o que é de extrema importância para quem mora em comunidade carente, onde quem fica sem fazer nada muitas vezes acaba fazendo coisas erradas --- completou.
Luciano Vidigal atuou na série e filme Cidade dos Homens, dirigiu o curta metragem Neguinho e Kika, premiado na França, e fez também participações na televisão em novelas como Vidas Opostas, Malhação e em seriados como A grande Família e A diarista.