Por CBTM
A Comissão Organizadora dos Jogos Educacionais, formada por integrantes de diversos departamentos da Secretaria Municipal de Educação (SME), se reuniu nessa quinta-feira para fazer um balanço do evento nos últimos quatro anos.
A intenção é avaliar os resultados obtidos e fazer modificações nos torneios que terão muitas novidades para a edição de 2009.
Novas modalidades esportivas farão parte do cronograma dos Jogos, como basquete, handebol e a versão mirim para o atletismo, com a participação das crianças da educação infantil. Outra novidade será o aumento do número de participantes e parceiros do evento.
A abertura dos Jogos Educacionais será no dia 11 de março e os festivais serão realizados até o mês de novembro. A expectativa é mobilizar cerca de 60 mil educandos da Rede Municipal de Educação.
Jogos
O objetivo dos Jogos Educacionais é alcançar a inclusão social e cultural dos alunos da Rede Municipal de Educação por meio de atividades esportivas que busquem a integração e a conscientização das crianças para uma vida mais saudável.
Os Jogos são realizados em forma de festivais, sem o caráter meramente competitivo, contemplando diversas modalidades como brinquedos e brincadeiras tradicionais, atletismo, voleibol, futsal, queimada, Tênis de Mesa, oficina de xadrez e trilhas educacionais.
Os Jogos vão de março a novembro, quando se encerram as atividades. No ano passado, mais de 50 mil alunos participaram dos festivais.
Os alunos das Escolas Municipais e Centros Municipais de Educação Infantil participam nas Unidades Educacionais, onde disputam preliminares e nos torneios e festivais das modalidades esportivas.
Histórico
A realização de um torneio esportivo anual na Rede Municipal de Educação foi instituída oficialmente por meio da Lei de nº 7.209, de 24 de junho de 1993.
A partir daquela data ficava instituída no calendário oficial da Rede Municipal de Educação a realização das Olimpíadas Escolares da Semana da Pátria (OESP).
De lá para cá, o torneio recebeu novos nomes e passou por diversas alterações e ampliações e hoje é comemorado pela Secretaria Municipal de Educação como um de seus maiores eventos, cujos resultados têm sido cada vez mais satisfatórios.
Mobilização de grande número de alunos, promoção das habilidades naturais, aumento da auto-estima e maior integração entre todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.