Por CBTM
A Secretaria de Estado de Educação (SED) está implantando um projeto inédito de educação integral para o ensino médio em três escolas de Campo Grande, atendendo alunos do ensino fundamental e médio.
As três escolas estão passando por reformas gerais no prédio para atenderem, adequadamente, a demanda da educação em período integral.
Destaque para a Escola Estadual Amélio Carvalho Baís, localizada no bairro Coophatrabalho. Este é um projeto totalmente custeado pela SED.
A escola foi incluída num programa curricular que funcionará em sistema diferenciado, oferecendo educação de período integral para alunos do ensino médio, com desenvolvimento de atividades pedagógicas e preparação para o vestibular através do Curso Estadual Preparatório para o Vestibular (CEPV), em 2009.
Instalações elétricas, banheiros, pintura e reforma nas salas de aula em geral estão sendo realizadas na unidade de ensino.
Alunos do 2º e 3º ano receberão, no período vespertino, reforço das matérias de Química, Física, Matemática e Biologia, além de atividades desportivas, aulas e Língua Estrangeira (Inglês e Espanhol) e preparatório para concursos.
O curso pré-vestibular será oferecido somente para os alunos da escola.
As refeições serão preparadas sob recomendação de nutricionistas, com cardápio diferenciado. A escola comporta 350 alunos.
Programa Mais Educação
Outra iniciativa do Governo é a implantação do Programa Mais Educação – Educação Integral, disponibilizando aulas em período integral, com início às 7 horas e encerramento às 16h30, que será oferecido em outras duas escolas, de ensino fundamental, de Campo Grande.
O programa oferece aos alunos aulas regulares em um período e atividades pedagógicas e letramento em outro, realizando todas as atividades na escola, inclusive tarefas, trabalhos, pesquisas, esporte e incentivo à cultura, sempre acompanhados pelos monitores e professores.
Todas as refeições são realizadas na própria unidade escolar.
Na Escola Estadual Antônio Delfino Pereira foram oferecidas, em 2008, as atividades pedagógicas de letramento em Língua Portuguesa e Matemática e atividade de pintura.
Para o ano de 2009, além das atividades oferecidas em 2008, serão desenvolvidas também atividades pedagógicas em dança, grafite, capoeira e recreação e lazer. Esta escola, situada na comunidade Tia Eva, atende os remanescentes Quilombolas.
Na Escola Estadual Luísa Vidal Borges Daniel, em 2008, foram realizadas aulas de letramento de Língua Portuguesa e Matemática. Em 2009, serão oferecidas atividades em danças, desenho, rádio escolar, Tênis de Mesa e, ainda, informática e tecnologia da informação.
Nas três unidades de ensino, as aulas terão início no dia 16 de fevereiro.