Por CBTM
Transporte e segurança são os maiores desafios do Comitê de Candidatura do Rio na disputa para sediar os Jogos Olímpicos de 2016.
Para tentar convencer o Comitê Olímpico Internacional (COI) de que pode cumprir a demanda exigida nessas áreas durante a competição, o Comitê Rio 2016 prometeu, no dossiê de candidatura, a extensão da linha do metrô e garantiu uma ação eficiente e sigilosa de segurança.
Na primeira fase da disputa para sediar a competição, em junho de 2008, a cidade brasileira teve as piores notas nestas duas categorias entre as cidades que passaram para a final (Tóquio, Madri e Chicago).
A maior nota do Rio em transporte foi 7,5, enquanto Madri, Tóquio e Chicago tiveram 9, 8, 5 e 7,8, respectivamente.
No dossiê de candidatura, entregue ao COI nesta quarta-feira, em Lausanne, o Comitê Rio 2016 garantiu a reforma do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, a extensão do metrô até Leblon, Gávea e Barra da Tijuca, o investimento no sistema ferroviário e três novos sistemas de BRT (Bus Rapid Transit) --- transporte utilizado em Curitiba.
A rede será totalmente integrada e vai conectar as quatro zonas dos Jogos Rio 2016 a áreas importantes da cidade.
--- Com a integração desses sistemas novos, vamos atender a demanda olímpica e toda a demanda futura da cidade --- avaliou o secretário-geral, Carlos Roberto Osório.
A visão que o Comitê Olímpico Internacional tem da segurança da cidade brasileira também preocupa.
Na avaliação do ano passado, o Rio chegou a receber um 4,7 nesta categoria, e sua maior nota foi 7. Tóquio, Chicago e Madri tiveram 9, 8, 2 e 7,9, respectivamente.
Embora seja um dos maiores motivos de preocupação da opinião pública e do COI, o Comitê Rio 2016 se mostrou tranquilo neste quesito.
Apesar de evitar entrar em destalhes, o presidente Carlos Arthur Nuzman afirmou que o Pan-Americano de 2007 servirá como referência no projeto de segurança que será aplicado durante as Olimpíadas de 2016.
--- Se alguém explicar um plano de segurança, ele deixa de ser um plano de segurança. Este é um tema que não podemos divulgar --- afirmou.
Sistema de acomodações inclui navios
O sistema de acomodações do Rio também não tinha sido bem aceito na primeira fase, já que a cidade teve como menor nota 5,5 e maior, 6,4.
Uma das sugestões do Comitê do Rio 2016 para cumprir a exigência de 40 mil quartos foi incluir a hospedagem em navios de cruzeiro.
No dossiê de candidatura, as acomodações serão divididas entre os hotéis (10.931), vilas (25.027), navios de cruzeiros (8.584) e apart-hotéis (1.706), somando assim 46.248 quartos.
--- Em termos de transporte e acomodações, temos soluções criativas para atender todas as demandas --- Márica Lins, secretária estadual de Esporte, Turismo e Lazer.