Por CBTM
Uma nova competição está surgindo para o esporte Master brasileiro. Neste final de semana, o Rio de Janeiro receberá a primeira edição dos Jogos Brasileiros Masters, que compreenderá disputas em seis modalidades na cidade: Tênis de Mesa, voleibol, atletismo, basquete, natação e remo.
O Tênis de Mesa será disputado no Marina Barra Clube (clique aqui e veja como chegar)
O torneio de voleibol será realizado entre sexta-feira, a partir das 13h, e domingo. Ao todo, mais de 200 atletas, divididos em 18 equipes e quatro categorias, lutarão pelas vitórias nas quadras da AABB. Os títulos de quatro categorias estarão em jogo nas quadras da AABB Lagoa: 30+ Feminino, 45+ Feminino, 45+ Masculino e 55+ Masculino.
Todos os jogos serão disputados em melhor de três sets, dois vencedores, no sistema de pontos corridos até 25 pontos. Em caso de empate no vigésimo quarto ponto, vencerá a equipe que abrir uma diferença de dois pontos sobre a adversária. Caso seja necessária a realização do terceiro set, o mesmo será disputado também em 25 pontos.
Responsável pelo torneio de voleibol e integrante do Comitê Organizador da competição, o ex-jogador da seleção brasileira Mário Dunlop aguarda com ansiedade o início da competição.
--- A expectativa é a melhor possível em relação ao torneio de voleibol. Temos um Campeonato Brasileiro Master muito forte, realizado anualmente pela CBV em Saquarema (RJ), e boa parte dos atletas que disputarão os Jogos Brasileiros jogou lá nos últimos anos. A procura foi muito grande, até tivemos que limitar as inscrições das equipes em razão de só termos três dias disponíveis para a competição. Além disso, o grupo todo se conhece, o que garante um clima de amizade nas quadras”, avalia.
O ex-jogador explica que a realização da competição pode ser o primeiro passo rumo à organização dos Jogos Mundiais Masters, principal competição internacional da categoria.
--- Esperamos que essa iniciativa renda frutos para o esporte Master brasileiro no futuro. A idéia de realizar os Jogos Brasileiros surgiu em outubro de 2007 e, desde abril de 2008, quando foi criado o Comitê Organizador, estamos trabalhando na competição --- afirmou
--- A próxima meta é organizar as Olimpíadas Brasileiras Máster e, posteriormente, os Jogos Mundiais Máster, que acontecem de quatro em quatro anos. Neste ano será na Austrália e em 2013, na Inglaterra. Esta competição é apenas um embrião, mas vamos tentar receber a competição em 2017. Daremos um grande passo à frente com o lançamento do Estatuto do Esporte Master, durante os Jogos Brasileiros --- completou.