Notícia

ESCOLAS QUEREM MUDAR REGULAMENTO DOS JERNS

Por CBTM

07/04/2009 14h00


Disputado há quase quatro décadas os Jogos Escolares do Rio Grande do Norte - considerado o maior evento esportivo estudantil do país - poderá sofrer modificações no seu regulamento geral. Uma proposta neste sentido foi entregue a organização geral da competição por uma comissão de entidades particulares que tradicionalmente participam do campeonato.

Questionado sobre o motivo que levou a comissão a pedir a mudança do regulamento da competição, os coordenadores alegam que a fórmula atual de disputa dos jogos acaba prejudicando o rendimento escolar dos alunos/atletas, além de influenciar para a baixa qualidade técnica do campeonato. 

Entre as principais modificações sugeridas pela comissão se encontram a redução do número das atuais 36 modalidades esportivas para 23, sem causar prejuízo para a carga horária das unidades de ensino participantes.   Desta maneira, o torneio passaria a ser disputado nas competições de atletismo, basquete, badminton, ciclismo, capoeira, futebol, futebol de areia, futsal, ginástica aeróbica, ginástica rítmica, handebol, handebol de areia, judô, karatê, nado sincronizado, natação, pólo aquático, taekwond, tênis de mesa, voleibol, voleibol de duplas e xadrez.

Posteriormente seria criado um evento com a disputa das outras 14 modalidades esportivas existentes nos Jerns, como tênis de campo, hipismo, moutain bike, squash, pesca surf e maratona cultural, entre outras. A competição seria realizada somente nos finais de semana.

A comissão também propôs a permanência da fase classificatória dos jogos nas modalidades coletivas, categorias e sexo onde existiam mais 40 escolas inscritas. Tal etapa aconteceria nos finais de semana e os atletas/alunos das equipes não classificadas poderiam participar da fase final dos jogos em outra modalidade.

Outra grande mudança aconteceria na premiação geral dos jogos que ao encerramento da fase final dos Jern?s em Natal, proclamaria e premiaria os alunos/atletas e escolas campeãs gerais por modalidade, incluindo os primeiros, segundos e terceiros lugares, deixando de existir um único campeão geral. Os coordenadores também sugeriram que a escolha do atleta-ouro de cada modalidade esportiva leva em consideração o rendimento esportivo do atleta, através de critérios elaborados com esta finalidade. Atualmente a escolha deste atleta deve levar em consideração o seu rendimento esportivo e escolar.

Por fim, os representantes das escolas solicitaram a organização dos jogos que a inclusão de novas modalidades esportivas somente ocorra após prudente avaliaçã.

A coordenadora de Esportes da SEEC, Ana Dalva Barreto, disse que a Coordenadoria de Desporto irá constituir uma comissão de coordenadores esportivos para estudar o documento entregue pela comissão de entidades educativas particulares. Ela destacou ainda que se reunirá com os representantes das escolas estaduais, municipais e federais que participam da competição para a discussão do assunto.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?