Por CBTM
A Prefeitura de Goiânia apresentou ontem (14) ao presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, a Carta de Intenção para a candidatura da capital à sede das Olimpíadas Escolares 2010, nas categorias 12 a 14 anos ou 15 a 17 anos. O secretário Municipal de Esporte e Lazer (Semel), Luiz Carlos Orro, será o representante da administração municipal para atuar na qualidade de Diretor Geral Local junto ao Comitê Organizador das Olimpíadas.
Neste mês de abril, o COB agendará as vistorias das cidades candidatas, nos meses de maio e junho realizará as visitas de inspeção para a elaboração do relatório final da seleção. E no mês de agosto, serão anunciadas as cidades sedes das Olimpíadas Escolares 2010.
A previsão é que o evento reúna aproximadamente três mil alunos atletas, durante dez dias de competição. Cabe ao COB um investimento na cidade sede em torno de 3,5 milhões, disponibilizando um total de dois milhões deste recurso para arcar com as despesas de hospedagem e alimentação dos atletas. De acordo com o secretário Luiz Carlos Orro, o evento é considerado pelas Prefeituras e os Conventions & Visitors Bureaus como uma grande oportunidade de negócios e da criação de vários postos de trabalho.
As Olimpíadas Escolares têm como foco a participação dos alunos das instituições de ensino públicas e particulares dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal, reconhecidas pelo Ministério da Educação. Os alunos atletas competem por meio de suas escolas e não em seleções estaduais.
Os jogos visam promover a inclusão social a partir do esporte, detectar novos talentos nas modalidades e criar um novo ambiente favorável à continuidade da prática esportiva no País. São realizados anualmente em duas etapas, a primeira, dos 12 aos 14 anos, em setembro e a segunda, dos 15 aos 17 anos, em novembro. Cada etapa é sediada por uma cidade diferente. O evento conta com nove modalidades (tênis de mesa, atletismo, judô, natação, xadrez, basquetebol, futsal, handebol e voleibol). Durante os dias de disputa, há também uma programação intensa direcionada aos participantes, com uma série de atividades culturais, educativas e sociais.