Por CBTM
Os atletas de ponta precisam ter muito cuidado no que diz respeito à prevenção de lesões musculares e um bom exemplo desse cuidado aconteceu hoje na Copa Brasil Rio de Janeiro.
O Tênis de Mesa com suas freadas bruscas, movimentação constante dos quadris e a golpes fortes com os braços é um esporte onde o físico é muito exigido. Por isso, os atletas são submetidos constantemente a dor.
--- Muitos atletas chegam aqui se queixando de dores, tanto os atletas olímpicos, quanto os paraolimpícos. A diferença entre os dois grupos é a região onde se concentra a dor e também na dificuldade maior dos atletas com necessidades especiais de apontar onde se localiza a dor --- disse o fisioterapeuta Rodrigo Nascimento, responsável pelo atendimento dos atletas no evento.
Rodrigo destacou também a importância de uma ação preventiva para evitar lesões.
--- Os atletas devem ter um acompanhamento constante de um profissional de educação física ou fisioterapeuta para que esses profissionais tracem os seus perfis e possam, dessa forma, elaborar ações preventivas específicas para cada um --- explicou.
Um bom exemplo do que o fisioterapeuta falou é o caso do atleta de Jundiaí Jorge Vieira, que teve que receber atendimento depois de uma partida.
--- Tive que fazer uma imobilização parcial do joelho por conta de um pequeno deslocamento da patela e foi dessa forma que consegui adquirir confiança para o próximo jogo e um alivio para dor --- No periodo da tarde o atleta voltou para agradecer , pois graças ao atendimento , conquistou o primeiro lugar no rating que disputava.
O fisioterapeuta explicou a importância desse atendimento.
--- Nesse caso especificamente ocorreu uma micro luxação patelar, que é o inicio de uma lesão. A falta de um atendimento preventivo imediato nesses casos pode levar a uma lesão séria no decorrer dos jogos --- completou.
Maiores informações sobre a tecnica Crochetagem , acessem o site www.crochetagem.com.
Marco Venâncio