Por CBTM
O governador Aécio Neves (PSDB) participou nesta terça-feira
O 21 de Abril deste ano marcará ainda as comemorações pelo 279º ano de nascimento de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.
Dentro da programação, houve entrega de medalhas da Inconfidência a atletas Paralímpicos como Adria Santos (Atletismo), Felipe Marinho de Oliveira (Natação), Rodrigo Rosa (Halterofilismo), Regina Dornelas da Costa (Judô), Alexandre Ank (Tênis de Mesa), Carlos Barto (Atletismo) e Letícia Lucas (Natação).
Na mesma data, no ano que vem, Aécio já terá deixado o cargo, seja para disputar a Presidência da República ou cadeira no Senado. O afastamento ocorrerá por determinação do parágrafo 5º do artigo 14 da Constituição Federal, que manda o presidente da República, governadores e prefeitos renunciarem seis meses antes do pleito se quiserem se candidatar a outro cargo, caso do governador de Minas.
Em 2010, o primeiro turno das eleições, quando serão votados concorrentes à presidência, governos estaduais, assembleias e Câmara Deputados, acontece em 3 de outubro.
Nos anos em que participou do 21 de Abril como governador, Aécio teve como um dos temas principais de seus discursos o estabelecimento de um novo pacto federativo para o Brasil, abordando principalmente a redistribuição do bolo tributário entre União, estados e municípios. Um exemplo ocorreu em 2007.
--- Precisamos restaurar as razões e os pilares do pacto federativo nacional. O Brasil não se libertará de suas amarras se primeiro não se libertar do vício do centralismo. Tenho procurado, na prática, professar, em nome de Minas, a necessidade de uma nova ordem, que restabeleça os princípios mais básicos da repartição dos recursos públicos e sua destinação. Enquanto não nos for possível dispor da parcela justa dos impostos gerados pelo trabalho de todos, o país continuará com as terríveis desigualdades regionais, que se traduzem, dramaticamente, nas desigualdades sociais --- dizia trecho de discurso do governador.
A expectativa era que, este ano, fosse dado caráter mais político às comemorações da data, no entanto, o ano da França no Brasil --- que começa oficialmente nesta terça-feira à noite no Rio de Janeiro --- tende a dominar o cenário
Algum
Além disso, Aécio mede forças com o governador de São Paulo, o também tucano José Serra, para ver quem será o candidato da legenda ao Palácio do Planalto, o que poderia ser outro motivo para declarações direcionadas ao cenário eleitoral do ano que vem.
No entanto, caso surjam palavras direcionadas ao cenário eleitoral do ano que vem, elas virão embutidas em temas como meio ambiente, a crise econômica mundial e a Revolução Francesa, movimento que, ao lado da independência dos Estados Unidos, inspirou a Inconfidência Mineira.