Notícia

SESI PROMOVE 62ª EDIÇÃO DOS JOGOS INDUSTRIÁRIOS

Por CBTM

27/04/2009 11h01


Mais de 2 mil atletas competem até 26 de julho, no 62º Jogos Industriários do Sesi (JOIS), fase municipal Campinas. O torneio, que teve sua cerimônia de abertura em 3 de abril, é disputado em 28 modalidades, desde futebol até pesca. Contudo, apenas nove delas classificam equipes e esportistas para a fase estadual.

O JOIS está dividido em cinco fases: municipal, estadual — na qual ocorre o confronto entre oito regiões e o Meeting —, regional, nacional — realizada a cada dois anos, da qual participam as equipes que conquistaram o 1º lugar entre as seis regiões divididas na fase regional —, e internacional. Para disputar os Jogos no Exterior, atletas e equipes serão selecionados na etapa nacional e competirão de acordo com o calendário oficial da Confederação Esportiva Internacional do Trabalho (Csit). A final da fase estadual será realizada no Sesi Piracicaba, nos dias 7 e 8 de novembro.

A expectativa é que, este ano, os Jogos Industriários, disputado simultaneamente em diversas cidades paulistas, tenha a participação total de 122 mil trabalhadores, representando 23 mil equipes de duas mil indústrias de São Paulo.

As modalidades de futsal, futebol, pesca e futvôlei já começaram a ser disputadas em Campinas. Hoje, nas quadras do clube da Bosch, acontecem os duelos do basquete, enquanto no Sesi Amoreiras será realizado o torneio de natação. O clube da Eaton será o palco dos confrontos do vôlei de areia.

Ao todo, são 49 empresas da região de Campinas que disputam a fase municipal do JOIS 2009, considerada a maior competição da América Latina. Os confrontos sempre acontecem aos finais de semana e feriados, exceto as modalidades de futsal e boliche, que têm duelos durante a semana à noite. A entrada é franca para acompanhar os confrotos. Na edição de 2008, a Eaton, de Valinhos, foi a campeão da fase municipal Campinas.

Com o objetivo de promover e incentivar as opções de entretenimento esportivo e a confraternização dos trabalhadores da indústria, comunicação e transporte metroviário e ferroviário, o campeonato prima pela disciplina e lealdade em seus duelos. Os vencedores de cada modalidade receberão prêmios.

Tradição começou em 1947, no Pacaembu

Os Jogos Desportivos Operários tiveram seu primeira edição em 1947, com as provas realizadas no Estádio do Pacaembu e o cerimonial de abertura no Vale do Anhangabaú, em São Paulo. Desde então, o torneio se tornou um evento tradicional comemorado em 1º de maio, Dia do Trabalho. A partir de 1996, a competição passou a ser denominada Jogos Operários e a realizar a Copa Sesi das Indústrias, competição estadual que reunia as melhores equipes do Estado, e o Meeting de Natação, que tinha a participação de atletas de todo o Brasil. Em Campinas, em especial, a competição do Sesi começou na década de 50. Desde 1999, o campeonato passou a ser chamado de Jogos Industriários do Sesi (JOIS), envolvendo mais de duas mil empresas do Estado de São Paulo e aproximadamente 100 mil trabalhadores. Em sua primeira edição, no final da década de 40, os JOIS contaram com a participação de 2.500 atletas de 150 empresas e sete municípios. A competição girava em torno de apenas três modalidades: futebol, vôlei e basquete. (RR/AAN)

SAIBA MAIS

Modalidades básicas (avançam para a fase estadual)

Atletismo
Basquete masculino
Futebol masculino
Futsal
Futsal master masculino
Natação
Natação Sênior
Volêi
Volêi de Areia
tênis de mesa
Xadrez misto

Modalidades apenas disputadas na fase municipal - Campinas

Bocha masculino
Boliche
Bola Queimada
Buraco
Ciclismo
Damas
Dominó misto
Futebol master masculino
Futebol de mesa masculino
Futevôlei masculino
Judô masculino
Malha masculino
Pebolim
Pesca misto
Peteca
Luta de braço masculino
Sinuca
Tênis(duplas) masculino
Tênis
Tênis sênior
Truco misto

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?