Por CBTM
Atletismo, bocha, buraco, coreografia, dama, dominó, malha, tênis de mesa, truco, voleibol e xadrez foram as modalidades disputadas na 13ª edição dos Jogos Regionais do Idoso (Jori).
O atletismo, que teve provas pela manhã e à tarde na pista Mário Covas da Universidade Estadual Paulista (Unesp), reuniu no período matutino 39 atletas no masculino e feminino.
As provas foram divididas em quatro categorias. A fase é classificatória para os Jogos Estaduais do Idoso (JEI).
As categorias C – 70 a 74 anos – e D – até 75 anos – disputaram logo pela manhã. No período vespertino foi a vez dos nascidos em 1940 a 1944 e, 1945 a 1949. De acordo com a organização, 27 cidades se inscreveram na modalidade esportiva disputada no terceiro dia do evento.
O último dia teve disputas da final do voleibol, no Ginásio Watal Ishibashi, a partir das 9h. A abertura ocorreu na quarta-feira, dia 22, com a chegada das delegações em Presidente Prudente, município sede novamente após dez anos.
O atleta José Batista Leal, 76 anos, conta ter vindo com o grupo de Presidente Epitácio para participar dos Jori. Ele menciona que há mais de 30 anos a prática de esportes faz parte de sua rotina do dia-a-dia.
--- Recebi dádiva de Deus: a saúde. Ele preserva e eu cuido dela. Me sinto otimamente bem --- afirma Leal à reportagem de O Imparcial, momentos antes de competir. A ação, na visão dele, serve para motivar os idosos.
Ainda para o atleta, o mais importante é participar. Já a parte mais nobre, como classifica a primeira colocação na competição, na opinião dele destina-se aos que têm condição para isso.
Ainda assim, coloca que o objetivo em cada edição é vencer. Para concluir, o participante ressalta sobre a importância da atividade física para pessoas de todas as idades, principalmente para aqueles com mais de 40 anos.
A também inscrita, Isaura Zanardo Pepinelli, 78 anos, conta que é a segunda vez que participa na modalidade e que a paixão inclui ainda a bocha, malha, dama e dominó.