Por CBTM
Os integrantes do Comitê Olímpico Internacional (COI) que avaliam a candidatura do Rio de Janeiro às Olimpíadas de 2016 deram início nesta quarta-feira à sabatina com as autoridades brasileiras.
O primeiro passo foi um encontro, no hotel Copacabana Palace, em que 13 membros do COI conversaram com políticos, dirigentes e atletas. Dois temas foram discutidos nesta quarta: Avaliação e conceito dos Jogos e Esportes e instalações olímpicas.
Os atletas Isabel Swan, da vela, e Daniel Dias, nadador Paralímpico, se juntaram ao presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, o ministro do Esporte, Orlando Silva, o governador Sérgio Cabral, o prefeito Eduardo Paes e o presidente de honra da Fifa, João Havelange.
Até sábado, a comissão vai avaliar os 17 temas apresentados no dossiê entregue em fevereiro deste ano. Na quinta-feira, a candidatura ganha reforços de peso na política.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai encontrar os integrantes do COI, acompanhado da chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim.
Na sexta-feira, feriado de 1º de maio, a comitiva vai percorrer instalações. Divididos em dois grupos, os integrantes do COI vão inspecionar, entre outros pontos, o Engenhão, a Arena Olímpica, o Parque Aquático Maria Lenk e o complexo de Deodoro.