Por CBTM
Questão que muito preocupa moradores do Rio de Janeiro e dirigentes da campanha carioca a sediar os Jogos Olímpicos de 2016, a segurança da cidade passou na avaliação dos inspetores do Comitê Olímpico Internacional (COI) que visitam a capital fluminense.
A marroquina Nawal El Moutawakel, que preside a comitiva, enfatizou o trabalho de policiamento comunitário que vem sendo realizado no morro Dona Marta, na Zona Sul.
--- A segurança foi um dos tópicos discutidos com muita profundidade. É uma prioridade não só desta cidade, mas de todas, e também uma prioridade do COI. Mas nos foi garantido que tudo o que precisar ser feito será feito. Conhecemos inclusive um pouco do trabalho que está sendo realizado pela capitão Pricilla --- afirmou a marroquina.
--- A segurança é sempre importantíssima e nós ficamos muito surpresos com a nova forma de agir do governo brasileiro. Já estão conseguindo sucesso com isso - completou o suíço Gilbert Felli, diretor executivo dos Jogos Olímpicos.
Pricilla Oliveira, da Polícia Militar, coordena, desde dezembro de 2008, um modelo de policiamento comunitário no morro Dona Marta. O sucesso da operação e os elogios do COI vão render à capitão um convite para viajar até Copenhague (Dinamarca), onde, no dia 2 de outubro, será anunciada a sede das Olimpíadas de 2016.
--- Ela (Pricilla) tem um trabalho magnífico, exemplar e impressionou inclusive a presidente Nawal. Acho que ela simboliza a mudança e a transformação na segurança brasileira - ressaltou Nuzman, que ainda não fez o convite pessoalmente.