Por CBTM
Realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro, as Olimpíadas Escolares quebraram mais um recorde neste início de Ciclo Olímpico. Em 2009, o número de estados que aderiu ao projeto é o maior de todas as edições do evento, com 26 delegações. Além disso, a maior competição do esporte escolar brasileiro também contará com representantes das três cidades-sede (Poços de Caldas/MG; Maringá e Londrina/PR), chegando a 29 delegações participantes, número nunca alcançado anteriormente. “A adesão de estados como Rio Grande do Sul, Goiás, Santa Catarina e Tocantins nos deixa empolgados. Mostra que a cada edição o evento reforça sua posição como agente revelador de talentos do esporte nacional e de importante ferramenta para a inclusão e a integração social”, considera Edgar Hubner, diretor das Olimpíadas Escolares.
As disputas em nove modalidades (atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez), as Olimpíadas Escolares continuarão cumprindo a importante função de unir esporte e educação em seu programa, e para isso conta com uma intensa agenda educacional e cultural.
Além do aumento no número de estados e atletas participantes, outro fator que evidencia a constante evolução das Olimpíadas é o número de cidades postulantes à sede em todas as Regiões do Brasil. Estados do Centro-Oeste e do Norte são alguns que nunca receberam o evento e que já demonstraram a intenção de receber as Olimpíadas Escolares.
A cidade mineira de Poços de Caldas será a primeira sede em 2009, entre os dias 10 e 20 de setembro, com a etapa das Olimpíadas Escolares para jovens atletas de
As Olimpíadas Escolares foram criadas em 2005 e têm como inspiração o modelo olímpico, proporcionando um alto padrão de serviços (acomodações, transportes, instalações) para os participantes. O papel do profissional de Educação Física também é destacado nas Olimpíadas Escolares, já que a prática esportiva tem uma importante função complementar para a educação pedagógica nas escolas da rede pública e privada de todo o país. O evento tem a função de incentivar a prática esportiva e exaltar a importância e a figura do professor de Educação Física na formação do cidadão.
As Olimpíadas Escolares são uma realização e organização do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), co-realização do Ministério do Esporte e Organizações Globo, direção técnica das confederações das nove modalidades integrantes do programa esportivo e apoio das secretarias municipais das cidades sedes.