Notícia

OLIMPÍADAS ESCOLARES TERÃO RECORDE DE ESTADOS PARTICIPANTES

Por CBTM

05/05/2009 18h56


Realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro, as Olimpíadas Escolares quebraram mais um recorde neste início de Ciclo Olímpico. Em 2009, o número de estados que aderiu ao projeto é o maior de todas as edições do evento, com 26 delegações. Além disso, a maior competição do esporte escolar brasileiro também contará com representantes das três cidades-sede (Poços de Caldas/MG; Maringá e Londrina/PR), chegando a 29 delegações participantes, número nunca alcançado anteriormente. “A adesão de estados como Rio Grande do Sul, Goiás, Santa Catarina e Tocantins nos deixa empolgados. Mostra que a cada edição o evento reforça sua posição como agente revelador de talentos do esporte nacional e de importante ferramenta para a inclusão e a integração social”, considera Edgar Hubner, diretor das Olimpíadas Escolares.

 

As disputas em nove modalidades (atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez), as Olimpíadas Escolares continuarão cumprindo a importante função de unir esporte e educação em seu programa, e para isso conta com uma intensa agenda educacional e cultural.

 

Além do aumento no número de estados e atletas participantes, outro fator que evidencia a constante evolução das Olimpíadas é o número de cidades postulantes à sede em todas as Regiões do Brasil. Estados do Centro-Oeste e do Norte são alguns que nunca receberam o evento e que já demonstraram a intenção de receber as Olimpíadas Escolares.

 

A cidade mineira de Poços de Caldas será a primeira sede em 2009, entre os dias 10 e 20 de setembro, com a etapa das Olimpíadas Escolares para jovens atletas de 12 a 14 anos. De 5 a 15 de novembro será realizada a segunda etapa, para jovens de 15 a 17 anos, nas cidades de Maringá e Londrina, em um formato inédito com duas sedes. Esta também será a primeira vez que a Região Sul do Brasil abrigará uma edição do evento.

As Olimpíadas Escolares foram criadas em 2005 e têm como inspiração o modelo olímpico, proporcionando um alto padrão de serviços (acomodações, transportes, instalações) para os participantes. O papel do profissional de Educação Física também é destacado nas Olimpíadas Escolares, já que a prática esportiva tem uma importante função complementar para a educação pedagógica nas escolas da rede pública e privada de todo o país. O evento tem a função de incentivar a prática esportiva e exaltar a importância e a figura do professor de Educação Física na formação do cidadão.

As Olimpíadas Escolares são uma realização e organização do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), co-realização do Ministério do Esporte e Organizações Globo, direção técnica das confederações das nove modalidades integrantes do programa esportivo e apoio das secretarias municipais das cidades sedes. 

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?