Por CBTM
Começa neste fim de semana a fase regional dos 56º Jogos Colegiais do Paraná, inicialmente com a primeira etapa, de
---Teremos por baixo 450 mil participantes. É a maior competição estudantil do País --- afirma o diretor-presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde.
A inclusão do vôlei de praia na fase regional (antes era só na final), tênis de mesa e xadrez na fase macrorregional (antes se classificavam direto da regional para a final) faz com que o número de participantes em todas as fases aumente em mais de 50 mil pessoas. Para se chegar ao número de 450 mil, segundo o diretor de Esporte da Paraná Esporte, Marco Aurélio Rocha Saldanha, calcula-se os participantes desde a disputa interna dos colégios nos 399 municípios paranaenses.
--- Antes ainda da fase regional foi realizada a fase municipal para se escolher os colégios que representam os municípios em todas as modalidades em disputa --- lembra Marco Aurélio.
Depois da fase regional, essa que se inicia agora, vem a fase macrorregional, em oito sedes, de
Na fase regional são disputadas as modalidades de atletismo, basquete, futebol, futsal, handebol, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez. Direto para a fase final entram as modalidades de ginástica rítmica, judô e natação. Vale lembrar que a exceção da ginástica rítmica (só meninas) as demais modalidades são disputadas pelos dois sexos e por duas faixas etárias ---
Participam dos Jogos Colegiais do Paraná escolas públicas municipais, estaduais e federais e particulares, do ensino fundamental e segundo grau. Também entram na competição as escolas para alunos com Necessidades Educacionais Especiais. Esses disputam a fase regional nas modalidades de atletismo, futsal e tênis de mesa. Na macrorregional, os alunos especiais disputam só o futsal. E na final, além das modalidades anteriores, são realizadas as competições de basquete, goalball, natação e xadrez --- para os alunos especiais.
Nas fases regional e final os três primeiros colocados de cada modalidade, sexo e classe ganham medalhas e troféus. E na final, todos os participantes também recebem certificado de mérito esportivo. Na final, ainda, os campeões de todas as modalidades, sexos e classes podem ser convidados pela Paraná Esporte para representar o Estado nas Olimpíadas Escolares Brasileiras.
Além da premiação e pagamento das arbitragens (mais deslocamento e hospedagem), nas três fases que estão para ser disputadas, a Secretaria de Estado da Educação oferece a alimentação sem custos para os participantes. Só na fase regional, nos 32 Núcleos Regionais de Educação participam cerca de 50 mil pessoas, que fazem três refeições por dia em quatro dias em média.