Notícia

LIVRO REVELA QUE CAMPEÃ OLÍMPICA JÁ JOGOU TÊNIS DE MESA

Por CBTM

27/10/2009 16h04


O nadador César Cielo, campeão olímpico e mundial nos 50m livre, começou a sua vida no esporte longe das águas. Aos 7 anos, tentou a sorte nos tatames, lutando judô. Mas nunca gostou muito de lutar.

No ano seguinte, caiu na piscina. E não saiu mais. A não ser para subir no lugar mais alto do pódio. Maurren Maggi, medalhista de ouro em Pequim, costumava inventar brincadeiras. Sempre levava um elástico na mochila quando era criança. Jogava qualquer esporte que os amigos quisessem.

O atletismo só veio aos 16 anos. Ambos vencedores, com infâncias bem distintas. Assim como a de outros 16 atletas de destaque no país, desde o tenista Gustavo Kuerten até Paula Pequeno, do vôlei.

Os relatos de todos eles, misturados a uma turma fictícia de adolescentes criada para interagir com os desportistas, estão reunidos no novo lançamento do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), o livro Manual do pequeno atleta, com 173 páginas, escrito por Rosane Araújo e Silvia Marta Vieira. O preço médio é de R$ 32,00.

Logo na abertura do livro - voltado para o público infanto-juvenil -, autógrafos e mensagens dos atletas que colaboraram com o livro.

Depois, todos eles eles relembram as histórias de infância e de como se descobriram atletas de alto rendimento.

Os capítulos são separados com a aventura da turma do jovem Tico, com outras sete crianças - dos mais diversos perfis -, que iniciam as atividades esportivas a partir de uma praça esportiva abandonada no bairro com o sugestivo nome de 'Hércules'.

O livro caminha contando a evolução da turma - em formato de cartoon - para reerguer aquele espaço, com a ajuda da comunidade e dos atletas, que têm o papel ensinar sobre a prática esportiva nas mais diversas modalidades, com dicas de exercícios, regras das modalidades e de como levar uma vida mais saudável.

Uma história que se desenvolve durante dez meses, juntando aventura e esporte. Da investigação sobre o passado da quadra, e o porquê do seu abandono, até a redenção, com a reabertura. Etapas pontuadas por diversas ilustrações, assinadas por Axel Sande.

A saltadora Maurren, por exemplo, descreve as suas primeiras competições ainda no colégio.

"A melhor parte da minha vida foi a infância, porque eu aproveitei o tempo da melhor maneira possível, praticando esportes. Fazia de tudo: vôlei, natação, tênis de mesa. Tenho até medalha de xadrez. Eu era popular na escola. Tinha a popular bonitinha e a popular atleta. Eu era a popular atleta. Os meninos tinham um carinho e um respeito muito grandes por mim. Eu andava mais com os meninos do que com as meninas". No decorrer do Manual do pequeno atleta, aparecem estrelas do esporte na atualidade e também mitos do passado, como Oscar (basquete) e Zico (futebol).

Atletas e ex-atletas relacionados no livro: Bruno Souza e Meg (handebol), César Cielo e Gustavo Borges (natação), Maurren Maggi e Claudinei Quirino (atletismo), Diego Hypólito e Luisa Parente (ginástica), Emanuel (vôlei de praia), Paula Pequeno e Tande (vôlei) Fernando Meligeni e Gustavo Kuerten (tênis), Flávio Canto (judô), Oscar e Janeth (basquete), Natália Falavigna (taekwondo) e Zico (futebol).

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?