Por CBTM
Os Embaixadores das Olimpíadas Escolares 2009, para atletas de 15 a 17 anos, Natália Falavigna e Léo Bortolini foram as estrelas do esporte brasileiro presentes na entrevista coletiva da maior competição estudantil do país, que aconteceu na tarde de terça-feira, dia 3, no Anfiteatro da Universidade Filadélfia de Londrina (UNIFIL). Além de Natália Falavigna e Léo Bortolini, o Programa de Embaixadores do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) nas Olimpíadas Escolares 2009, em Londrina e Maringá, conta ainda com os medalhistas olímpicos e pan-americanos Gustavo Borges (natação), Hugo Hoyama (Tênis de Mesa), Emanuel (vôlei de praia), Mikaela (basquete), Vanderlei Cordeiro de Lima e Fabiana Murer (atletismo), Daniele Hypólito (ginástica artística), Tande (vôlei), Sarah Menezes (judô) e Sebastian Cuattrim (canoagem). O diretor geral das Olimpíadas Escolares, Edgar Hubner e os atletas olímpicos falaram sobre a importância do projeto durante a entrevista que também contou coma presença do prefeito de Londrina, Barbosa Neto, e o presidente da Fundação de Esportes de Londrina, Paulo Roberto Oliveira. Vale lembrar que a Cerimônia de Abertura das Olimpíadas Escolares 2009, para atletas de 15 a 17 anos, será realizada às 16h desta quinta-feira, dia 5, no ginásio Moringão. A entrada é franca. Nesta quarta, a partir das 14h, acontecerá o ensaio geral da Cerimônia, no mesmo local.
Campeã mundial em 2005 e medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008, a lutadora de taekwondo, Natália Falavigna é um ícone do esporte brasileiro. Ela destacou a importância da competição para a cidade, mas, principalmente, para os jovens presentes.
"São esses jovens que vão defender o país nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Essa garotada merece todo o nosso carinho", disse Falavigna, que recebeu, durante a entrevista, a notícia de que o taekwondo fará parte do programa das Olimpíadas Escolares já a partir de 2010.
Atleta da Unopar, Léo Bortolini defende a seleção brasileira de handebol desde 1997. Em 2007, ele foi um dos destaques da equipe que conquistou a medalha de ouro nos Jogos Panamericanos do Rio de Janeiro. No ano passado, ele disputou os Jogos Olímpicos de Pequim. Na coletiva, ele ressaltou a importância de atletas de nível internacional na formação das futuras estrelas esportivas.
"Estou muito feliz em estar aqui. É um prazer enorme participar ativamente deste evento tão grande. Já tive essa idade e sei o quanto é importante ter uma pessoa que já disputou Jogos Olímpicos e Panamericanos. É uma honra saber que a gente vai ajudar a formar pessoas com caráter, porque é isso que o esporte faz", afirmou Bortolini.
Gerente de Iniciação Fomento e Eventos do COB e diretor das Olimpíadas Escolares, o paranaense Edgar Hubner abriu e encerrou a entrevista coletiva. Ele reafirmou a importância desta edição recorde, a primeira organizada pelo COB após a vitória da candidatura do Rio de Janeiro aos Jogos Olímpicos de 2016, e respondeu a todas as questões pertinentes ao evento.