Notícia

COMPETIÇÃO COMEÇA EM CLIMA DE FESTA

Por CBTM

05/11/2009 14h54


Música, flashes e integração entre os atletas marcaram a Cerimônia de Boas Vindas das Olimpíadas Escolares, de 15 a 17 anos, realizada no Londrina Country Club, na noite do último dia 4. Após uma breve apresentação do evento, os atletas foram para a pista de dança, e se divertiram até as 23hs.

O evento contou ainda com a participação dos Embaixadores da competição Natália Falavigna, Sebastian Cuatrin e Léo Bortolini. Descontraídos e em boa companhia, os jovens atletas das Olimpíadas Escolares se sentiram em casa.
 
--- A presença dos grandes atletas nos motiva ainda mais. Chegar onde eles chegaram é um sonho. Eles já disputaram os Jogos Olímpicos, sonho de qualquer atleta. Um dia estarei lá, e se Deus quiser, em 2016, no Rio de Janeiro --- afirma Natália Matiole, 16 anos, pela primeira vez disputando a competição, logo após tirar fotos com os Embaixadores. A catarinense é do time feminino de handebol do Colégio Energia, de Criciúma.
 
Para Léo Bortolini, jogador de handebol da Unopar, de Londrina, e que integra a Seleção Brasileira desde 1997, ressalta a importância da competição.

--- Disputei minha primeira competição internacional graças as Olimpíadas Escolares. Na minha época, não tínhamos a estrutura que hoje existe, graças ao COB. Isso é um grande incentivo para os jovens --- afirma.
 
Já Natália Falavigna, bronze em Pequim 2008, acredita que a revelação de talentos acaba ficando em segundo plano.

--- O mais importante aqui é a integração e o intercâmbio entre os atletas. Todo o formato da competição é idêntico ao feito nos eventos de grande porte, como os Jogos Olímpicos --- define. Ela ainda enfatiza a questão da educação.

--- Eles tem que trabalhar para buscar seus sonhos, mas sem esquecer de estudar, que é o mais importante.
 
Outro que também esteve presente foi Sebastian Cuatrin, canoísta brasileiro, presente em quatro edições dos Jogos Olímpicos, sendo até hoje o único brasileiro a chegar numa final olímpica na sua modalidade.

--- As Olimpíadas Escolares são o primeiro degrau de uma longa escada que eles irão subir --- afirma.

Para ele, o evento é importante para adaptar os atletas às competições de grande porte. Além disso, ele cita também o intercâmbio entre os atletas.

--- Boa parte desses garotos que hoje são adversários, amanhã estarão disputando competições como companheiros de equipe. Eles estão plantando hoje, uma sementinha, que dará frutos em 2016, nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro --- define.
 
O atleta de handebol, Matheus Vieira, 16 anos, do Colégio Riachuelo, de Capão da Canoa, Rio Grande do Sul, definiu sua estréia nas Olimpíadas Escolares como a realização de um sonho.

--- Sempre quis estar num evento de grande porte. Chegar aqui e ter a oportunidade de conhecer atletas como a Falavigna, o Cuatrin, e principalmente o Bortolini, um dos meus ídolos no esporte, dá uma motivação ainda maior. Quero treinar muito mais agora, para quem sabe, estar presente nas quadras do Rio de Janeiro, nos Jogos Olímpicos, em 2016 --- sonha.
 
As Olimpíadas Escolares 2009, de 15 a 17 anos, são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), co-realizadas pelo Ministério do Esporte e pelas Organizações Globo, com o apoio das Prefeituras de Maringá e Londrina e do Governo do Estado do Paraná.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?