Notícia

VOLUNTÁRIOS DE IDADES DISTINTAS SÃO ESSENCIAIS NAS OE

Por CBTM

12/11/2009 22h09


Quem acha que voluntariado é trabalho exclusivo para jovens e estudantes, não conheceu dona Maria Ângela Moreira, bioquímica, assistente social e farmacêutica.

Além dela, o trabalho realizado durante as Olimpíadas Escolares 2009, de 15 a 17 anos, conta com o apoio de 310 voluntários, que estão distribuídos entre as cidades de Londrina e Maringá, sedes dos jogos que acontecem do dia 5 a 15 de novembro.

Com 59 anos, Maria Ângela trabalha como voluntária em três instituições de Londrina - Hospital Universitário, Hospital do Câncer e distribui sopa pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP). Já foi para os Jogos Panamericanos Rio 2007, além do Parapan, no mesmo ano. A aposentada conta que pretende estar com o inglês ou espanhol fluente até 2016, para participar também dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

--- Uma coisa eu descobri. A gente fica mais feliz em dar do que em receber. E a melhor coisa do trabalho voluntário é que, por não receber, ninguém disputa nada, é muito mais saudável --- ensina.

De acordo com a coordenadora do núcleo de voluntários do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Paula Hernandez, hoje os voluntários são fundamentais para qualquer evento do COB. Eles têm todas as funções, desde as mais simples até as mais complicadas.

Ela, que também foi para os Jogos Olímpicos de 1980, em Moscou, como atleta da seleção brasileira de vôlei, afirma que sem o trabalho voluntário não seria possível realizar um evento como as Olimpíadas Escolares.

Este ano as competições têm a participação de uma voluntária Belga, Elisabeth Smajda, de 25 anos, formada em administração. Ela ficará no Brasil até o final do ano, quando partirá para Bruxelas, sua cidade natal. Depois a voluntária irá para Lausanne, na Suíça, para participar de um curso de gerenciamento de esportes em uma escola que tem parceria com o Comitê Olímpico Internacional (COI).

Na equipe de trabalho voluntariado está a atleta Nathielli Querubim Amorielli, que joga basquete pelo time da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Os treinos da equipe estão suspensos porque cinco jogadoras e também o preparador físico, Ênio Siqueira, estão participando das Olimpíadas Escolares como voluntários. "Mas isso não prejudica o andamento da equipe, já que os campeonatos deste ano já acabaram", explicou Nathielli. As outras atletas-voluntárias são Bruna, Ana Carolina, Carolina e Isabel.

Também vinda da comunidade acadêmica, Karla Agostin traz até sua filha para o trabalho. Mas a estudante de Educação Física do Centro Universitário Filadélfia (Unifil) ainda não carrega a criança nos braços; ela está grávida de oito meses.

--- Fiquei com medo de não me aceitarem por estar gestante. Queria muito participar, já que uma oportunidade dessas não aparece sempre --- comentou.

Além dos internacionais e paranaenses, as Olimpíadas Escolares 2009 têm a participação de voluntários de Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo.

Os voluntários não trabalham somente em suas áreas de formação, mas geralmente são direcionados para funções que possuem afinidades. A área de Educação Física e Esporte têm muitos estudantes em diversas funções, desde acompanhantes de delegações até auxiliares de transporte. Os voluntários de Enfermagem e Fisioterapia estão prestando serviços durante os jogos, e os de Jornalismo estão na assessoria de imprensa. Na parte cultural do evento estão os estudantes de Turismo.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?