Notícia

MESATENISTA PARTICIPA DA DEMONSTRAÇÃO DE ESGRIMA

Por CBTM

13/11/2009 09h50


Durante o almoço no refeitório do Londrina Country Club, os atletas, voluntários e membros do comitê organizador das Olimpíadas Escolares, de 15 a 17 anos, conheceram um pouco mais sobre a esgrima, na tarde desta quinta-feira, dia 12.

O mestre D'armas César Augusto Leiria, de Belo Horizonte, e o monitor Rodrigo Fontes, do Rio de Janeiro, fizeram uma demonstração do esporte explicando as modalidades e as regras.

A apresentação teve como objetivo despertar o interesse dos presentes para a prática da esgrima, esporte pouco difundido no Brasil e que não faz parte da programação das Olimpíadas Escolares.

Por isso mesmo, necessita de um projeto de inclusão nas escolas do país, uma vez que a sua prática se restringe apenas a clubes particulares.

O investimento concentra-se na região centro-sul. Somente Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo têm clubes que ensinam a esgrima.

Os países europeus têm tradição no esporte por manterem uma política de inserção nas escolas. "Além disso, a idade ideal para se começar a praticar é a partir dos 8 anos, correspondente ao período escolar. Esgrima escolar é um celeiro para talentos", afirmou Leiria que se dedica ao esporte há 30 anos.

Ao contrário do que muitos pensam a esgrima não é um esporte elitista. "Os maiores campeões vieram da classe média e os equipamentos também não são caros. O investimento é de alta durabilidade e acaba sendo mais barato que outras modalidades como tênis e maratona", explicou.

Leiria destaca ainda que "a dificuldade não é o custo do material e sim a falta de profissionais para ensinar o esporte". É necessário o incentivo à esgrima nas universidades de Educação Física. "Esgrima é um filão de ouro, uma porta aberta para os profissionais de Educação Física", concluiu.

A atleta amazonense do tênis de mesa Amanda Marques participou da apresentação, duelando com o monitor Rodrigo Fontes. "Eu nunca havia praticado o esporte antes, gostei muito", disse Amanda, logo depois da experiência.

Para os interessados, será realizado em Londrina nos dias 13, 14 e 15 de novembro, no Ginásio de Esportes do Colégio Londrinense, das 9h às 18h, um curso de esgrima, ministrado pelos mestres D'armas César Leiria e Eduardo de Vasconcelos Nunes sob monitoria de Rodrigo Fontes. As vagas são limitadas. O refeitório do Londrina Country Club recebeu também demonstrações de luta olímpica, outro esporte pouco conhecido no país.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?