Por CBTM
Durante o almoço no refeitório do Londrina Country Club, os atletas, voluntários e membros do comitê organizador das Olimpíadas Escolares, de 15 a 17 anos, conheceram um pouco mais sobre a esgrima, na tarde desta quinta-feira, dia 12.
O mestre D'armas César Augusto Leiria, de Belo Horizonte, e o monitor Rodrigo Fontes, do Rio de Janeiro, fizeram uma demonstração do esporte explicando as modalidades e as regras.
A apresentação teve como objetivo despertar o interesse dos presentes para a prática da esgrima, esporte pouco difundido no Brasil e que não faz parte da programação das Olimpíadas Escolares.
Por isso mesmo, necessita de um projeto de inclusão nas escolas do país, uma vez que a sua prática se restringe apenas a clubes particulares.
O investimento concentra-se na região centro-sul. Somente Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo têm clubes que ensinam a esgrima.
Os países europeus têm tradição no esporte por manterem uma política de inserção nas escolas. "Além disso, a idade ideal para se começar a praticar é a partir dos 8 anos, correspondente ao período escolar. Esgrima escolar é um celeiro para talentos", afirmou Leiria que se dedica ao esporte há 30 anos.
Ao contrário do que muitos pensam a esgrima não é um esporte elitista. "Os maiores campeões vieram da classe média e os equipamentos também não são caros. O investimento é de alta durabilidade e acaba sendo mais barato que outras modalidades como tênis e maratona", explicou.
Leiria destaca ainda que "a dificuldade não é o custo do material e sim a falta de profissionais para ensinar o esporte". É necessário o incentivo à esgrima nas universidades de Educação Física. "Esgrima é um filão de ouro, uma porta aberta para os profissionais de Educação Física", concluiu.
A atleta amazonense do tênis de mesa Amanda Marques participou da apresentação, duelando com o monitor Rodrigo Fontes. "Eu nunca havia praticado o esporte antes, gostei muito", disse Amanda, logo depois da experiência.
Para os interessados, será realizado em Londrina nos dias 13, 14 e 15 de novembro, no Ginásio de Esportes do Colégio Londrinense, das 9h às 18h, um curso de esgrima, ministrado pelos mestres D'armas César Leiria e Eduardo de Vasconcelos Nunes sob monitoria de Rodrigo Fontes. As vagas são limitadas. O refeitório do Londrina Country Club recebeu também demonstrações de luta olímpica, outro esporte pouco conhecido no país.