Por CBTM
Nos próximos dias 25, 26 e 27 de novembro usuários de diversas instituições voltadas à terceira idade movimentarão o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN), antigo Cefet, local onde acontecerá, simultaneamente, a VI Olimpíada da Terceira Idade, o IV Festival Cultural da Terceira Idade e a IV Feira de Artesanato "Cantinho da Vovó", realizados pela ONG Meios (Movimento de Integração e Orientação Social). A cerimônia de abertura será realizada na quarta-feira (25), às 15h, e congregará cerca de quatro mil participantes, entre competidores, torcedores e expositores, cumprindo todos os protocolos existentes nos grandes eventos desportivos, como: hino nacional, desfile das delegações, tocha olímpica e juramento.
Os eventos objetivam ampliar as possibilidades de inclusão da pessoa idosa no meio familiar e social, através da prática desportiva e das manifestações de arte e cultura, proporcionando bem-estar físico, mental e social.
Na VI Olimpíada, cerca de mil "atletas da terceira idade" competirão em modalidades como pesca, natação, atletismo, voleibol, basquetebol, futsal, tênis de mesa, baralho (buraco e sueca), dama, dominó e aliado. Danças folclóricas e de salão abrilhantarão o IV Festival Cultural, somadas a músicas e poesias, incluindo a participação especial do Grupo Teatral 3º Ato da UnATI (Universidade Aberta para a Terceira Idade), que levará ao palco o universo criado por Ariano Suassuna, através da peça "O Casamento Suspeitoso".
Outro atrativo será a IV Feira de Artesanato "Cantinho da Vovó", que agregará exposição e comercialização de artigos produzidos por idosos assistidos por associações, clubes, instituições governamentais e não governamentais, incluindo também oficinas de artesanato, shows culturais de diversos grupos de idosos e dos "Meirinhos do Forró".
As iniciativas contarão com uma expressiva participação de idosos atendidos pela ONG Meios, através dos centros de convivência Marly Sarney e Ivone Alves, localizados em Natal, e o José Sarney, em Mossoró, além de grupos de idosos de Caicó e do Programa de Atenção aos Grupos de Idosos de Natal.