Por CBTM
Em abril de 1971, a chamada Diplomacia do Ping-Pong foi uma ferramenta de reaproximação entre a China e os Estados Unidos.
Nesses últimos dias, no Aberto de Brasília Fator 40, novamente o esporte une dois povos irmãos que vivem em conflito.
O Embaixador da China Taipei, Jorge Guang Pu Shiu, recebeu presentes dos atletas chineses e fez questão de agradecer o Brasil por essa oportunidade.
--- Politicamente talvez ainda exista uma divergência, mas aqui nossa relação de amizade está forte. Nessa arena esportiva fizemos amigos de verdade. Todos nós somos chineses. Esse presente é a prova disso. O esporte é a melhor estratégia para eliminar as divergência. Aqui nesse estádio não existe política ou guerra, mas apenas a paz. O Brasil nesse momento é uma mão santa para promover a paz e amizade entre esses dois povos chineses --- afirmou o Embaixador, que também falou sobre a importância da competição para seus atletas.
--- É uma honra participarmos desse evento porque muitos compatriotas chineses estão aqui. Para nossos jogadores é uma oportunidade de conhecer essa terra maravilhosa que é o Brasil e seu povo hospitaleiro, além de adquirir experiência internacional no esporte. Esse evento para nossos jogadores é muito importante. Isso vai ajudar a elevar o nível técnico da modalidade em nosso país.