Por CBTM
Antes do início do Aberto do Brasil Fator 40, a equipe de arbitragem da CBTM passou por um processo de reciclagem com o Expert da ITTF Delano Lai Fatt. Depois, onze deles participaram de um curso de Árbitro Geral. Cinco foram aprovados: Adalberto Lima, Leonor Demário, Maria Ferreira, Hugo Suzuki e Kléber Ribeiro.
--- Esse é um curso da federação internacional para aumentar o número de árbitros gerais em todas as partes do mundo. Tivemos onze candidatos de várias partes do Brasil e depois da prova temos novos cinco árbitros nacionais --- explicou Delano, lembrando a importância da formações de profissionais para o país.
--- É bom para a Confederação porque em 2016 teremos as Olimpíadas e Paraolimpíadas no Rio de Janeiro e o Brasil poderá usar seus próprios árbitros --- afirmou.
Delano revelou que teve uma conversa com toda equipe de Árbitros em Brasília para lembrá-los de algumas regras específicas para a modalidade Paraolímpica.
--- Esse é um campeonato diferente com atletas deficientes, com regras específicas e diferentes. Se a pessoa não tiver experiência pode cometer erros. Fiz uma reciclagem com todos. Isso é importante para o desenvolvimento da arbitragem no Brasil --- garantiu.
Entrevista com o responsável pelo curso de arbitragem.