Por CBTM
Seis atletas, sendo três femininos e três masculinos, foram anunciados nesta segunda-feira, dia 14, pelo COB como os melhores atletas do ano no esporte escolar e universitário. Entrega do troféu será no dia 21 de dezembro durante o Prêmio Brasil Olímpico, no Maracanãzinho, a partir das 18h e 30min do dia 21 de dezembro.
A cerimônia será restrita a convidados e homenageados. Nas Olimpíadas Escolares para atletas entre 12 e 14 anos os vencedores foram Carolina Bilich (natação) e Hugo Calderano (tênis de mesa).
Na competição para atletas de 15 a 17 anos os escolhidos foram Carolina Bergamaschi (natação) e Willian Braido (atletismo). Já nos esportes universitários receberão o troféu de melhor atleta do ano os lutadores de taekwondo Natália Falavigna e Diogo Silva. Esta premiação acontece por indicação da Confederação Brasileira de Desportos Universitários, com base no resultados dos atletas na Universíade, realizada em Belgrado.
No caso de Natália Falavigna, a lutadora concorre ainda ao troféu de melhor atleta do ano, em votação que prossegue na Internet pelo site
www.premiobrasilolimpico.com.br
Natália concorre com a nadadora de maratonas aquáticas Poliana Okimoto e a judoca Sarah Menezes. No masculino disputam o nadador Cesar Cielo, o ginasta Diego Hypólito e o velejador Torben Grael. A votação pode ser feita até o dia 21 e será encerrada 30 minutos antes do anúncio dos vencedores no Maracanãzinho.
Com 3 mil atletas entre 3.500 participantes, as Olimpíadas Escolares 2009 para atletas de 12 a 14 anos foi disputada na cidade de Poços de Caldas (MG). Um total de 900 escolas, públicas e privadas, disputou a competição, representando 24 estados.
Já na etapa para atletas de 15 a 17, realizada nas cidades paranaenses de Maringá e Londrina, o evento contou com 3.500 atletas (2 mil em Maringá e 1.500 em Londrina) de um total de 4.100 participantes, englobando 993 escolas públicas e privadas e representando 26 estados. Lançadas em 2005, as Olimpíadas Escolares são a maior competição estudantil do Brasil. O evento é realizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro e tem co-realização do Ministério do Esporte, com apoio das Organizações Globo.
Conheça o perfil dos melhores atletas escolares e universitários de 2009.
Melhores Atletas Escolares
Carolina Bilich –A capixaba Carolina Bilich, da Escola São Domingo, de Vitória (ES), roubou a cena na piscina do Country Clube, em Poços de Caldas. Aos 14 anos ela conquistou cinco medalhas de ouro nas Olimpíadas Escolares, com direito a cinco recordes do campeonato. Carolina subiu ao alto do pódio nos 50m borboleta (29s80), 100m borboleta (1m04s97), 400m livre (4m26s44), além dos revezamentos 4×50m livre (1m53s27) e 4×50m medley (2m05s34).
Hugo Calderano – Aos 13 anos, o estudante carioca do Colégio Santo Inácio (RJ) conquistou a medalha de ouro do torneio individual de tênis de mesa das Olimpíadas Escolares 2009. Nos treinamentos, Hugo conta com a ajuda da irmã Sofia, também mesatenista. Além do título das Olimpíadas Escolares, Hugo sagrou-se vice-campeão da etapa do Circuito Mundial Infantil, disputada na Guatemala. Foi também campeão sul-americano mirim, na Venezuela, e terceiro no campeonato pan-americano mirim, também na Venezuela, além de campeão nas duplas mistas desse torneio.
Carolina Bergamaschi - Nascida em Joinville (SC), Carolina atualmente reside e treina em Curitiba (PR), onde compete pelo Colégio Dom Bosco. Aos 15 anos, conquistou cinco medalhas de ouro nas provas de natação das Olimpíadas Escolares 2009, em Londrina (PR): nos 50m livre; nos 50m peito; nos 100m peito; no revezamento 4×50m livre e no revezamento 4×50m medley.
Willian Braido - O atleta da Escola Estadual Oswaldo Aranha (SP), de 17 anos, foi um dos destaques das provas de atletismo das Olimpíadas Escolares 2009, em Maringá (PR). Willian deu mostras de seu talento nas provas de lançamento de disco (52,23m) e de arremesso do peso (18, 28m), estabelecendo também as melhores marcas para cada uma delas.
Melhores atletas universitários
Natália Falavigna e Diogo Silva - O ano de 2009 foi especial para dois atletas universitários brasileiros. Além de representarem a mesma modalidade, o taekwondo, Natália Falavigna e Diogo Silva tiveram destaque na maior competição acadêmica do mundo, a Universíade. Realizada em Belgrado, em julho, os lutadores conquistaram duas medalhas de ouro para o país, colocaram o Brasil em quarto lugar na classificação da modalidade e ajudaram a consolidar a 25ª colocação do país no quadro geral de medalhas.
A paranaense Natália Falavigna (+72kg) ratificou na capital da Sérvia a condição de maior expoente do taekwondo brasileiro. Campeã mundial em 2005, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, prata nos Jogos Pan-americanos Rio 2007 e bronze no Mundial de Taekwondo em 2009, a atleta conquistou a medalha de ouro na Universíade ao derrotar na final a chinesa Han Yingying. Natália já havia conquistado a medalha de prata na Universíade de 2003, em Daegu, na Coréia do Sul.
Paulista de São Sebastião, o campeão pan-americano no Rio 2007 Diogo Silva (-67Kg) conquistou a medalha de ouro na Universíade após superar o sul-coreano Lee Soonkil. Assim como Natália, até a final Diogo teve que superar quatro adversários para conquistar o ouro.
Por indicação da Confederação Brasileira de Desportos Universitários, Natália e Diogo receberão o Troféu de Melhor Atleta Universitário 2009