Por CBTM
O basquete, masculino e feminino, e o judô do Marista de Natal conseguiram destaque nacional na temporada 2009 com a participação nas Olimpíadas Escolares – antigos Jogos Escolares Brasileiros.
Os Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (JERN’s) – maior evento estudantil do Brasil – e as competições das Federações de esporte amador do RN também contaram com o bom desempenho das equipes do colégio, que contou até com convocações de atletas para eventos nacionalmente reconhecidos, como a Clínica de Pólo Aquático Talentos Regionais, que será realizada pela segunda vez em julho do próximo ano, no Rio de Janeiro, pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos.
Arnaldo Neto e Andreson Rodrigues são os alunos do Marista de Natal que vão representar o RN neste evento nacional.
Nas Olimpíadas Escolares, o colégio representou o Rio Grande do Norte em cinco modalidades: judô, tênis de mesa, futsal, atletismo e basquete, que conseguiu a medalha de bronze no feminino, com destaque para Amanda Trindade.
O judô masculino ficou com o quinto lugar geral. Ainda no cenário nacional, o Marista de Natal foi destaque no Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica (GR) realizado em João Pessoa/PB ao ficar com o quinto lugar geral. Representando o Estado, os alunos Marista, André Diniz (1º do ranking estadual) e Hugo Kiang, participaram o Campeonato Sul-americano de tênis de mesa com bom desempenho.
Na 39ª edição dos JERN’s, o Marista de Natal participou com uma delegação com 630 pessoas, entre atletas e treinadores. E a extinção do título geral dos jogos não desmotivou a instituição, que, inclusive, apoiou a decisão da Codesp (Coordenadoria de Esportes do Governo do Estado, organizadora dos JERN’s), acreditando que num evento estudantil o que vale mais é a confraternização entre escolas, treinadores e estudantes. "Apesar de entendermos o evento como uma atividade lúdica e educativa, nossos alunos e equipes fizeram bonito, com uma boa participação", destacou Lúcia Leiros, coordenadora de esportes do colégio.
Mesmo atuando com atletas de idade inferior aos 18 anos, o Marista de Natal conseguiu um honroso terceiro lugar no Campeonato Estadual sub-21 de Pólo Aquático. Na natação, destaque para Luís Eduardo; o Marista conquistou o título da Copa Estudantil Sub-13 de Futsal e o vice-campeonato na categoria Sub-15. Beatriz Hanna, Renata Teixeira e Geyce Marinho foram alguns nomes que brilharam com maior intensidade na ginástica rítmica do Marista de Natal nesta temporada.
Ao lado de Natália Guedes e Isabella Teixeira, Beatriz Renata e Geyce conquistaram o primeiro lugar no Campeonato da FNG - categoria Conjunto Mãos Livres Pré-Infantil; ainda na mesma categoria, Beatriz (categoria Bola) e Renata (Mãos Livres) ficaram com o terceiro lugar geral individual.
Na categoria Infantil Conjunto Corda, Alessia Marrocu, Letícia Trigueiro, Aline Uchôa, Natália Souza, Vanessa Pinheiro terminaram em segundo, mesma colocação de Ingrid Molina (individual geral) e Mariana Vieira (Corda).
Educação esportiva começa cedo
Vale ressaltar a importância das Escolinhas do Marista de Natal. De acordo com a coordenadora de esportes, Lúcia Leiros, as atividades de iniciação esportiva são um diferencial do Colégio.
"As atividades de iniciação esportiva são ministradas e organizadas de acordo com cada faixa etária, respeitando a maturidade corporal e individualidade biológica de cada aluno. Nosso objetivo é promover a formação humana global, através do desenvolvimento do potencial do indivíduo, suas habilidades físicas básicas e competências esportivas, assegurando às crianças uma formação esportiva que contribua para o fortalecimento do exercício de sua cidadania", avaliou Lúcia Leiros.
O Irmão José Nilton Dourado, diretor do Marista de Natal, destaca também a valorização educacional através do Esporte. Na proposta do colégio, o esporte é um elemento pedagógico importante, que visa desenvolver não só as habilidades físicas e a coordenação motora dos alunos. "O esporte contribui também para a formação integral do aluno, desenvolvendo a personalidade, o espírito de equipe, a disciplina pessoal, o reconhecimento de suas próprias limitações, a capacidade de aceitar o fracasso e o desejo de obter êxito", disse o Irmão.