Por CBTM
O Projeto Férias 2010 da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam) vai agitar a criançada, de 7 a 17 anos, em janeiro do ano que vem, no clube Palmeiras. O objetivo é proporcionar atividades esportivas e de recreação às crianças que não têm acesso a clubes sociais.
Inscreveram-se grupos de bairros, associações e crianças acompanhadas pelos pais, segundo Eva Batista Dias de Campos, coordenadora do projeto. A Selam não fornecerá o transporte até o clube.
"A piscina é sempre o maior atrativo e para brincar nela é preciso alguns cuidados, como procurar fazer uma avaliação médica em qualquer unidade de saúde e não ter ferimentos nos pés ou pelo corpo. É feita uma avaliação nas crianças antes que elas entrem na água e quem tiver ferimento não poderá brincar na água, para preservar sua própria saúde".
Os eventos ocorrem no período da manhã e à tarde. "Nesse ano, atendemos 1.800 crianças e adolescentes na parte da manhã e quatro mil à tarde, em apenas oito dias. A maioria dos participantes reside na periferia da cidade", afirmou.
O projeto vai funcionar de terça a sexta-feira, entre os dias 5 e 22 de janeiro, e é gratuito. O Clube Palmeiras fica na rua Bernardino de Campos, 835, no Centro.
No evento, além da piscina, a Selam prepara o clube com balão pula-pula, cama elástica, tênis de mesa, jogos de dama, xadrez e dominó, pintura e desenho e uma minibiblioteca. Trabalham no projeto 12 pessoas, incluindo salva-vidas, professores de Educação Física, que organizam partidas de basquete, vôlei e futebol de salão e funcionários. "Somente as crianças podem utilizar as piscinas. Os pais ou responsáveis só podem participar dos jogos de quadra ou de salão com os filhos, como jogos de dama, dominó e até pintura", explicou.
Estão programadas ainda apresentações de grupos de dança e de ginástica das crianças e adolescentes atendidas pelas unidades do Recriando e Case. Outra novidade será a realização de um torneio entre os grupos de times de futebol de salão masculino e também no feminino.