Notícia

JANE RODRIGUES INICIA 2010 COMO 3ª DO MUNDO

Por CBTM

04/01/2010 12h41


O Campeonato Mundial de tênis de mesa Paralímpico de 2010, na Coreia do sul, entre os dias 20 e 29 de outubro, terá a goiana Jane Karla com status diferente no cenário do esporte mundial em relação ao que a atleta tinha em 2006, na primeira edição da competição que disputou.

Em 2010, a mesatenista começa o ano com o 3º lugar no ranking do Comitê Paralímpico Internacional de tênis de mesa (tradução para a sigla IPTTC, em inglês), o que dá a ela maiores chances na definição dos confrontos do Mundial, torneio mais nobre da modalidade ao lado da Paraolimpíada.

"Quanto melhor eu estiver no ranking mundial, é melhor para não pegar logo de cara a 1ª colocada. Tenho mais chances de chegar a uma semifinal, por exemplo", afirma Jane Karla, que no final de 2009 também conquistou o pentacampeonato brasileiro de tênis de mesa Paralímpico.

No Campeonato Brasileiro, disputado em Florianópolis, no mês passado, ela venceu pelo 5º ano consecutivo na classe 8 – a deficiência da atleta é nos movimentos da perna direita. A mesatenista também ficou em 3º lugar na disputa por equipes para atletas sem deficiência, competição realizada junto com a paraolímpica.

É pensando na Paraolimpíada de 2012, em Londres, que Jane Karla começa o ano e disputa o Mundial de 2010. "Meu sonho é conseguir minha primeira medalha no Mundial, que tem o mesmo nível de uma Paraolimpíada. Mas o foco é Londres/2012 e Rio/2016", diz a mesatenista de 34 anos e há sete anos no esporte. Há ainda o Parapan de Guadalajara, no México, em 2011. A vaga no Mundial foi conquistada com o título do Parapan da Venezuela, em setembro de 2009, que foi um dos melhores anos da carreira de Jane Karla.

"No início, quando fui para o Mundial da Suíça, em 2006, eu não conhecia nada das adversárias. Hoje, a gente (ela e o técnico e namorado, o alemão Joachim Voigt) faz um trabalho muito mais completo, de corrigir as minhas falhas e estudar meus jogos e os das rivais", afirma a atleta.

Além do Mundial na Coreia do Sul, Jane Karla pretende disputar cinco etapas do Circuito Mundial de tênis de mesa Paralímpico neste ano: Eslovênia (maio), Romênia (maio), Espanha (junho), França (junho) e Costa Rica (agosto). Os torneios são importantes para que a atleta some pontos no ranking mundial e se prepare para o Mundial num nível alto. "O 3º lugar é ótimo, mas tenho de me manter entre as primeiras", lembra a atleta.

Antes, a melhor colocação de Jane Karla no ranking mundial tinha sido o 5º lugar no início de 2009. A atleta conseguiu tornar-se a terceira melhor mesatenista paraolímpica do mundo disputando torneios do circuito mundial em 2009 – fez cinco etapas, além do Parapan.

Treinos
A goiana volta aos treinos segunda-feira, após uma semana de descanso. Jane Karla, que enfrenta problemas de saúde da mãe, que descobriu câncer de mama recentemente e terá de passar por cirurgia, fará a preparação para o ano no Sesi de Aparecida de Goiânia, com uma mesa oficial emprestada pela Federação Goiana de tênis de mesa.

Jane Karla ainda busca apoio para viagens de competição e para ter um piso especial emborrachado para os treinos. A atleta conta que sempre teve dificuldades para treinar por conta da falta de material esportivo oficial e atualizado, o que dificultava a adaptação nos torneios.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?