Por CBTM
Ao contrário da maioria das modalidades esportivas, a Equipe de Tênis de Mesa de Rio Claro não terá descanso. As atividades retornarão ao normal já nesta segunda feira, dia 4 de janeiro, com foco na preparação para a temporada 2010 da Liga Paulista.
Alguns mesatenistas ainda se encontram em viagem mas a maioria deve retornar aos treinamentos com ênfase neste retorno a Preparação Física. O aprimoramento técnico será delineado nesta primeira etapa e deve ser assim até meados de março.
Exceto Fábio Paciullo que deverá continuar o tratamento no ombro mais algum tempo, todos os integrantes da equipe estão convocados para retornar nesta segunda.
A Liga Paulista é extremamente organizada e desde outubro de 2009 já publicou seu Calendário 2010 e a Abertura será no belíssimo ginásio do SESC Piracicaba. O SESC é atualmente o maior parceiro da Liga Paulista e tem a melhor estrutura para sediar os eventos de Tênis de Mesa com a preferência maciça dos mesatenistas de toda região.
O Calendário 2010 tem algumas boas novidades, uma delas é a volta de Rio Claro ao cenário. Rio Claro que estava há alguns anos sem sediar um grande evento, retornará agora com força, recebendo uma importante etapa que é a de Equipes no dia 26 de junho. Este evento tem suma importância devido a proximidade dos Jogos Regionais e todas as equipes estarão no seu ápice do performance, fazendo assim o torneio elevar seu nível em todos aspectos.
Outra novidade será Itapira que cresceu muito em 2009 inclusive ultrapassando Rio Claro nas últimas etapas e graças a este desempenho, os dirigentes daquela se atentaram ao Tênis de mesa e se adiantaram em reservar uma data para a realização de um evento.
Itapira também construiu seu Centro de Treinamento especialmente para o desenvolvimento do Tênis de Mesa e deve se tornar uma potência em breve.
Para os Jogos Regionais, a equipe principal já está definida e tem preparação diferenciada. O Objetivo é atingir o pico do performance em Julho, e por isso terá atenção especial e focada em algumas competições de nível mais alto como a Copa Brasil e alguns amistosos. Estes amistosos estarão sendo agendados em consenso com a Secretaria de Esportes para otimizar a logística das viagens.
Já a equipe para os Jogos Abertos é uma incógnita mesmo porque para disputá-lo devemos ainda classificar-se durante os Jogos Regionais.
Ao contrario da maioria das modalidades, o Tênis de Mesa deverá disputar os Jogos Regionais na 1ª Divisão. Isto porque Americana que foi a Campeã de 2009 será sede em 2010 e deverá assim permitir a subida da Vice Campeã - Rio Claro.
Este ano deveremos definitivamente introduzir com apoio da SEME um trabalho de implantação tanto aos deficientes físicos quanto aos deficientes Intelectuais.
Considerado o ponto nevrálgico da modalidade, este deve ser um dos pontos principais do trabalho em 2010. Já está em pauta a formação de uma equipe exclusivamente feminina e alguns testes já foram feitos em 2009.
Em se tratando de patrocínio, este é um ponto crítico não somente para o Tênis de Mesa mas para todas as outras modalidades esportivas do Brasil. Com o advento da COPA 2014 e Olimpíadas 2016 esperamos que o empresariado mude o conceito míope de encarar o patrocínio como "gasto" e não como "INVESTIMENTO" como é nos países como os Estados Unidos onde se difunde a necessidade do esporte na formação de seus jovens.
Liga Paulista de Tênis de Mesa 2010