Notícia

TÊNIS DE MESA NOS II JOGOS BRASILEIROS MÁSTER ACONTECE NESTE FIM DE SEMANA

Por CBTM

23/04/2010 13h30


Os II Jogos Brasileiros Máster acontecerão de 21 a 24 de março no Rio de Janeiro. Nesta edição o número de modalidades duplicou e hoje o evento conta com 10 esportes e cinco mil atletas em média. Atletas de idades que variam de 30 a 95 anos. Nomes conhecidos nas diversas modalidades participarão do evento.

O torneio de Tênis de Mesa acontece no sábado, na parte da tarde, e na manhã de domingo. Atletas com vários títulos na bagagem estarão presentes. É o caso do baiano de Itororó Ednaldo Souza, que acabou de conquistar a medalha de ouro na Copa Brasil Marília. Outros dois jogadores de cidades distantes também jogarão o torneio. Carlo Frederico Bastos saiu do Ceará e Eduardo Oliveira de Chapecó, em Santa Catarina. Por realizado no Rio de Janeiro, os atletas da casa são maioria. 20 cariocas representaram a cidade no evento.

Entre os esportes deste ano estão, remo, natação, vôlei, vôlei de praia, handball, Tênis de Mesa, judô, atletismo, basquete, tiro e triathon.

Os jogos do torneio de Tênis de Mesa acontecerão no Marina Barra Clube, na Barra da Tijuca. Outras competições estarão espalhadas por diversos aparelhos esportivos públicos e privados, como o Estádio Célio de Barros, o Parque Aquático Júlio De Lamare, O Clube Militar, a AABB (Associação Atlética Banco do Brasil) e a ABVRJ (Associação Basquete Veteranos do Rio de Janeiro.

Em Março de 2009 o Rio de janeiro sediou os I Jogos Brasileiros Máster. Ao todo foram 1500 atletas de diversas cidades do Brasil, competindo em seis modalidades esportivas na categoria, entre elas natação, remo, vôlei, basquete, atletismo e tênis de mesa.

Na ocasião foi assinado o documento que oficializou a criação do Comitê Brasileiro Máster (Cbem), que tem como objetivo a realização dos jogos e organizar a categoria no país e suas diversas modalidades, para a partir daí pleitear a candidatura de sediar Os Jogos Mundiais Máster, - campeonato mundial que reúne mais de 25 mil atletas a cada 4 anos-, de 2017. Outra missão do Comitê será dar suporte a ex-atletas que ficam a deriva na fase transitória de carreira de alto rendimento.

Pesquisa auxiliará no acompanhamento e treinamento dos atletas

Nas competições do ano passado, os “pós-atletas” foram submetidos a exames médicos e psicológicos pelos pesquisadores da Rede Cenesp, parceiros do Ministério do Esporte. O objetivo do estudo foi levantar aspectos físicos e psicológicos relacionados ao processo de destreinamento e transição de carreira esportiva.

Os pesquisadores buscaram características dos indivíduos e suas histórias desportivas, dados sobre problemas de saúde relacionados às atividades como atletas de alto rendimento e seus níveis de qualidade de vida (QDV).

O resultado desta pesquisa servirá de base para acompanhamento e treinamento destes atletas ao longo dos anos. Será usado pelo Ministério do Esporte para o direcionamento de apoio institucional aos atletas no momento da interrupção de suas atividades como atletas de alto rendimento.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?