Por CBTM
A cidade de Nagasaki (sul do Japão) renunciou nesta sexta-feira a sua candidatura conjunta com Hiroshima para sede dos Jogos Olímpicos de 2020. A Prefeitura da cidade, no entanto, anunciou que apoiará a antiga parceira para que continue com sua proposta, informou a agência local "Kyodo".
O prefeito de Nagasaki, Tomihisa Taue, ofereceu a cooperação total à cidade de Hiroshima, ambas vítimas das bombas atômicas lançadas pelos Estados Unidos sobre o Japão no fim da Segunda Guerra Mundial (em 6 de agosto de 1945), para que apresente candidatura única ao Comitê Olímpico Internacional (COI).
O vice-presidente do COI, o japonês Chiharu Igaya, advertiu esta semana aos prefeitos de ambas as cidades que seria muito difícil a aceitação de uma candidatura conjunta para os Jogos Olímpicos de 2020, já que as normas da organização estipulam que uma só cidade deva ser a sede. Os vereadores de ambas as cidades haviam pressionado Igaya nesta terça-feira para que aceitasse a candidatura conjunta, depois que o Comitê Olímpico Japonês rejeitara a ideia.
Nagasaki deixou assim o caminho livre para Hiroshima para que de maneira oficial concorra à organização dos Jogos Olímpicos de 2020, embora na prática as cidades possam acolher competições se a segunda for escolhida pelo COI, segundo a "Kyodo".
A intenção inicial de Hiroshima e Nagasaki de apresentar sua candidatura conjunta se tornou pública pouco depois que Tóquio foi eliminada na reunião final do COI em Copenhague (Dinamarca) para decidir a sede dos Jogos Olímpicos de 2016, vencida pelo Rio de Janeiro.