Por CBTM
O lançamento da 3ª Conferência Nacional do Esporte (CNE) será nesta quinta-feira, às 17h, no Palácio do Itamaraty, em Brasília A cerimônia contará com a presença do ministro do Esporte, Orlando Silva, do secretário executivo e presidente da conferência, Wadson Ribeiro, membros do Congresso Nacional, além de autoridades estaduais e municipais.
Personalidades do esporte, como a medalhista olímpica no salto em distância, Maurren Maggi, o nadador Paralímpico, Clodoaldo Silva, o ex-atacante da seleção brasileira de futebol, Bebeto, campeão mundial em 1994, o recordista brasileiro de medalhas de ouro no tênis de mesa, Hugo Hoyama, e o bicampeão olímpico e oito vezes campeão mundial no iatismo, Robert Scheidt, já confirmaram presença.
A expectativa é que sejam realizadas em torno de 350 etapas municipais e/ou regionais, no período de 1º de fevereiro a 11 de abril. Entre 1º março e 5 de maio, ocorrerão as etapas estaduais, em que o Ministério do Esporte espera que as 27 unidades da federação realizem conferências locais e tragam a população para debater o Plano Decenal do Esporte e Lazer.
Com o tema "Plano Decenal do Esporte e Lazer: 10 pontos em 10 anos para projetar o Brasil entre os 10 mais", a terceira edição da conferência definirá as linhas estratégicas prioritárias do esporte e do lazer para que, nos próximos 10 anos, o Brasil figure entre as 10 maiores potencias esportivo do mundo.
Por meio desse processo deflagrado em todo o país, espera-se envolver aproximadamente 100 mil pessoas nas discussões da 3ª CNE, quando serão eleitos mais de mil delegados de todas as regiões brasileiras para a etapa nacional. A etapa nacional será em Brasília, de 3 a 6 de junho, onde serão deliberadas as resoluções dessa conferência.