Notícia

OURINHOS TEM 2º MENOR ÍNDICE DE ROUBOS DO ESTADO DE SP

Por CBTM

11/02/2010 08h17


No início desse mês, a Secretaria Estadual da Segurança Pública divulgou pesquisa sobre o índice de roubos no Estado de São Paulo, em 2009, em cidades com mais de 100 habitantes, e pelo segundo ano consecutivo, Ourinhos foi o 2º município do Estado, com menor índice nesse quesito, com cerca de 137 roubos, enquanto a média do Estado de São Paulo é de 612 casos para cada 100 mil pessoas.

No ano passado, Ourinhos já havia se destacado também na pesquisa feita pelo Governo Federal em parceria com a UNICEF, em 267 municípios com mais de 100 mil habitantes de todo o Brasil, sendo um dos nove municípios do Estado de São Paulo com índice zero de homicídios entre jovens de 12 a 19 anos.

O Delegado Seccional de Ourinhos, Amarildo Aparecido Leal, destacou a importância desses índices positivos em nossa cidade. "Fico duplamente feliz, primeiro como Delegado e responsável por combater a criminalidade em Ourinhos e também como cidadão ourinhense, constatando que hoje moramos em uma das cidade com melhor qualidade de vida em todos os aspectos", afirmou.

Leal apontou também quais as principais fatores que levaram a diminuição do índice de roubos em Ourinhos nos últimos anos. "No último trimestre de 2009, tivemos uma diminuição de 30% no índice de roubos em relação ao mesmo trimestre em 2008, e isso se deve a diversas ações feitas pela Polícia Civil, tais como o policiamento preventivo e ostensivo, com o mapeamento dos bairros de maior incidência de roubos e a presença da polícia nesses locais e também a colaboração da população, que tem tomado mais cuidados, para não ser vitima de possíveis roubos. Através dessas medidas, notamos uma diminuição expressiva de roubos, principalmente na área central da cidade", explica.

O Tenente Coronel José Nelson Venâncio Alves, Comandante do 31º Batalhão da Polícia Militar de Ourinhos, considera que diversos motivos tem colaborado para a o baixo índice de roubos em Ourinhos e até sua diminuição nos últimos anos. "Um dos principais motivos é o bom relacionamento com a Polícia Civil em nossa cidade e também com a própria Polícia Militar do Paraná, com quem trocamos informações constantes e temos realizado diversas ações periódicas em conjunto", revela.

José Nelson destaca também a principal ação da PM em Ourinhos que tem refletido positivamente no combate e na diminuição de roubos na cidade. "Nós criamos em 2008, o Plano de Policiamento Inteligente, que consiste no mapeamento dos lugares com maior índice de roubos, os horários em que os delitos costumam acontecer e a forma de atuação desses infratores e deslocamos um efetivo maior de policiais para atuar nesses respectivos locais e horários e temos tido um resultado muito positivo, diminuindo consideravelmente o número de roubos" conta.

Outro fator importante apontado pelo Comandante da PM são os projetos sociais inclusivos, como o da Guarda Mirim AMO – SIM. " O projeto da Guarda Mirim acaba afastando os jovens do convívio com marginais, além de receberem lá dentro, valores morais e qualificação profissional, que os direciona para o mercado de trabalho, após saírem da Instituição. Além disso, temos um grande número de projetos sociais da Prefeitura que também colaboram para a inclusão social de crianças e adolescentes, evitando que acabem se envolvendo com a criminalidade", acredita.

Ações da Prefeitura

Nos últimos anos, o Prefeito Toshio Misato tem implantado diversos projetos sociais direcionados as crianças e adolescentes de Ourinhos, através das Secretarias Municipais, buscando sua inclusão social, promovendo diversas atividades culturais e esportivas que evitem que fiquem nas ruas, sujeitos as más influências que possam levá-los a cometer infrações e consequentemente à marginalidade, contribuindo para a diminuição da criminalidade e do índice de roubos em nossa cidade.

Toshio ressaltou a importância dessa união de esforços entre Prefeitura Municipal, as Polícias Civil e Militar e Entidades Sociais. "Com certeza, a atuação desses setores da sociedade ourinhense, são determinantes para diminuir os índices de criminalidade e os projetos sociais implantados pela Prefeitura contribuem para que formemos uma nova geração de jovens que se tornarão bons cidadãos, fazendo de Ourinhos uma cidade cada vez melhor para se viver", afirma.

Programas Sociais da Prefeitura

Educação:
* Programa Robótica – Anualmente, cerca de 5.653 alunos, desde 2008, fazem aulas interdisciplinares.
* Programa Segundo Tempo - Mais de mil crianças e adolescentes entre 07 e 17 anos, de cinco escolas municipais praticam diversos esportes no contraturno de aulas.

Cultura:
* Projeto Guri – Desde 2006, 1.200 crianças e adolescentes atendidas pelo projeto que promove a inclusão sociocultural por meio do ensino musical. Em Ourinhos, o projeto é realizado na Escola Municipal de Música numa parceria com a Secretaria Municipal de Cultura.
* Criação da OSIMO (Orquestra Sinfônica Municipal de Ourinhos) – Desde 2006, promove a integração entre os músicos. Atualmente, cerca de 60 músicos participam da Orquestra.
* As Escolas Municipais de Música e Bailado atendem quase 1000 crianças e adolescentes.

Assistência Social:
* Criação dos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) aproximando a comunidade da Prefeitura, oportunizando no contraturno escolar, mais de 15 modalidades esportivas e culturais diferentes, atendendo a mais de 1.500 crianças e adolescentes dos bairros.

Esporte:
* Implantação de 09 escolinhas de futebol nos bairros atendendo mais de 1.000 alunos.

* Quase 2.000 alunos também participam de diversas modalidades esportivas como judô, atletismo, karatê, natação, tênis de mesa, basquete, vôlei, handebol e práticas corporais.

Iluminação:
•Nos últimos anos, a Prefeitura investiu R$ 500 mil para melhorar a iluminação pública nos bairros ourinhenses com o objetivo de garantir mais segurança aos munícipes.

Moradias Econômicas:

* A Prefeitura tem construído milhares de moradias em parceria com a iniciativa pública e privada, evitando assim que se formem favelas na cidade, fenômeno existente nos grandes centros e em algumas cidades de nossa região, que acabam sendo foco de violência e criminalidade

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?