Por CBTM
Principal competição multiesportiva do calendário internacional em 2009 para o Brasil, os II Jogos da Lusofonia Lisboa 2009 já contam com aproximadamente 380 credenciados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), entre atletas (cerca de 290), oficiais e membros da área médica. A primeira fase de credenciamento se encerrou na noite desta terça-feira, dia
Nos dias 22 e 23 de maio, em Lisboa, será realizada a reunião de Chefes de Missão, onde haverá sorteios para a definição dos grupos nas modalidades coletivas, além de visitas a instalações e análise dos manuais de competição. --- Os Jogos da Lusofonia são uma competição importantíssima, pois sendo no primeiro ano de Ciclo Olímpico temos uma chance de analisar e dar oportunidade a vários jovens atletas. Muitos deles procuram o seu espaço nas seleções nacionais e outros pretendem se firmar de vez --- avalia Paulo Villas Boas, subchefe de Missão do Brasil.
Como em 2006, nos I Jogos da Lusofonia Macau 2006, 11 países além do Brasil participarão dos Jogos: Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Índia e Sri-Lanka.
Em Macau 2006, o Brasil terminou a competição com o primeiro lugar no quadro de medalhas: foram 57 (29 de ouro, 19 de prata e 9 de bronze). A intenção do COB é manter a hegemonia em 2009. Para isso, o Brasil levará a Lisboa as equipes principais de atletismo, futsal, judô, taekwondo e tênis de mesa. O basquete brasileiro será representado pelas equipes Sub-19 (feminino) e Sub-23 (masculino). As equipes de vôlei de praia serão escolhidas através do ranking brasileiro. --- As equipes de basquete farão amistosos na Europa antes dos Jogos. Após a competição o time feminino jogará o Mundial da categoria Sub-19. Já a equipe masculina fará mais amistosos para adquirir experiência internacional --- antecipa o subchefe de Missão. --- Estamos conscientes das dificuldades que encontraremos na Europa. Temos conhecimento de que os portugueses, que competirão em casa, estão fazendo um trabalho forte para conquistar a primeira posição no quadro de medalhas --- completa Villas Boas.
Em 2006, durante a primeira edição do evento, a Associação dos Comitês Olímpicos de Língua Portuguesa (ACOLOP) acatou um pedido do COB que avaliou como mais adequada a realização dos Jogos no primeiro ano de cada Ciclo Olímpico. Portanto a partir de Lisboa 2009 em diante, os Jogos da Lusofonia acontecerão de quatro em quatro anos, com a próxima edição já marcada para 2013, ainda com sede indefinida.