Por CBTM
Começa neste fim de semana a fase regional dos 56.º Jogos Colegiais do Paraná, inicialmente com a primeira etapa, de 8 a 14, em dez Núcleos Regionais de Educação e 12 sedes: Apucarana, Pinhais, Roncador, Uraí, Rancho Alegre, Salto do Lontra, Ubiratã, Reserva do Iguaçu, Marialva, Matinhos, Nova Olímpia e Maria Helena.
Em seguida, de 15 a 21, mais 12 Núcleos estarão envolvidos na segunda etapa da fase regional, em 12 sedes; e na terceira etapa estarão os outros dez núcleos, em 11 sedes, de 22 a 28 de maio.
--- Teremos por baixo 450 mil participantes. É a maior competição estudantil do país --- afirma o diretor-presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde.
A inclusão do vôlei de praia na fase regional (antes era só na final), tênis de mesa e xadrez na fase macrorregional (antes se classificavam direto da regional para a final) faz com que o número de participantes em todas as fases aumente em mais de 50 mil pessoas.
Para se chegar ao número de 450 mil, segundo o diretor de Esporte da Paraná Esporte, Marco Aurélio Rocha Saldanha, calcula-se os participantes desde a disputa interna dos colégios nos 399 municípios paranaenses.
--- Antes ainda da fase regional foi realizada a fase municipal para se escolher os colégios que representam os municípios em todas as modalidades em disputa --- lembra Marco Aurélio.
Depois da fase regional, essa que se inicia agora, vem a fase macrorregional, em oito sedes, de 4 a 7 de junho, nas modalidades de basquete, futebol, futsal, handebol, vôlei, tênis de mesa e xadrez. Por último será realizada a fase final, em Curitiba, de 3 a 15 de julho, com todas as modalidades em disputa.
Na fase regional são disputadas as modalidades de atletismo, basquete, futebol, futsal, handebol, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez.
Direto para a fase final entram as modalidades de ginástica rítmica, judô e natação. Vale lembrar que a exceção da ginástica rítmica (só meninas) as demais modalidades são disputadas pelos dois sexos e por duas faixas etárias – 12 a 14 anos (Classe B) e 15 a 17 anos (Classe A).
Participam dos Jogos Colegiais do Paraná escolas públicas municipais, estaduais e federais e particulares, do ensino fundamental e segundo grau. Também entram na competição as escolas para alunos com Necessidades Educacionais Especiais.
Esses disputam a fase regional nas modalidades de atletismo, futsal e tênis de mesa.
Na macrorregional, os alunos especiais disputam só o futsal. E na final, além das modalidades anteriores, são realizadas as competições de basquete, goalball, natação e xadrez – para os alunos especiais.
Nas fases regional e final os três primeiros colocados de cada modalidade, sexo e classe ganham medalhas e troféus. E na final, todos os participantes também recebem certificado de mérito esportivo.
Na final, ainda, os campeões de todas as modalidades, sexos e classes podem ser convidados pela Paraná Esporte para representar o Estado nas Olimpíadas Escolares Brasileiras.