Por CBTM
Bernard Rajzman e Paulo Villas Bôas, respectivamente chefe e subchefe da Missão Brasileira nos II Jogos da Lusofonia Lisboa 2009, embarcam nesta quarta-feira, dia 20, para a capital portuguesa, onde participarão da Reunião de Chefes de Missão do evento, nos dias 22 e 23. No encontro, os membros do Comitê Olímpico Brasileiro se reunirão com o Comitê Organizador dos Jogos, acompanharão os sorteios dos grupos nas modalidades coletivas e visitarão as instalações preparadas para a competição. Os Jogos da Lusofonia serão realizados no período de
--- O COB está empenhado em oferecer as melhores condições aos membros da delegação brasileira. Por isso esta reunião é fundamental para acertarmos alguns detalhes da operação --- disse Paulo Villas Bôas.
Principal competição multiesportiva do calendário internacional em 2009 para o Brasil, a segunda edição dos Jogos da Lusofonia representa uma oportunidade para vários atletas que procuram destaque nas equipes nacionais. A expectativa do subchefe da Missão Brasileira é a de um evento bem organizado.
--- O Comitê Organizador está tentando facilitar ao máximo o trabalho dos Chefes de Missão. As instalações são de alto nível, assim como os hotéis escolhidos para as delegações. Cada modalidade ficará em um hotel específico, o que é ótimo para atender as necessidades dos atletas. Também facilita em termos de transporte e alimentação --- elogia Villas Bôas, ex-jogador de basquete, campeão pan-americano em 1987.
Outra função importante dos representantes da Missão Brasileira na reunião em Portugal é levar uma cópia dos dados dos 380 credenciados. Esse procedimento é adotado para esclarecer possíveis dúvidas com o Comitê Organizador. A lista final só poderá ser alterada em casos especiais (como contusões) até o Congresso Técnico, um dia antes do início da disputa em cada uma das modalidades. Em Lisboa, a Delegação Brasileira terá cerca de 180 integrantes, sendo 140 atletas.
Como em 2006, nos I Jogos da Lusofonia Macau 2006, 11 países, além do Brasil, participarão dos Jogos de Lisboa: Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Índia e Sri-Lanka.
Em Macau 2006, o Brasil terminou a competição com o primeiro lugar no quadro de medalhas: foram 57 (29 de ouro, 19 de prata e 9 de bronze). A intenção do COB é manter a hegemonia em 2009. Para isso, o Brasil levará a Lisboa as equipes principais de atletismo, futsal, judô, taekwondo e tênis de mesa. O basquete brasileiro será representado pelas equipes Sub-19 (feminino) e Sub-23 (masculino). As equipes de vôlei de praia serão escolhidas através do ranking brasileiro.