Notícia

COB PARTICIPA DE REUNIÃO EM LISBOA

Por CBTM

20/05/2009 15h52


Bernard Rajzman e Paulo Villas Bôas, respectivamente chefe e subchefe da Missão Brasileira nos II Jogos da Lusofonia Lisboa 2009, embarcam nesta quarta-feira, dia 20, para a capital portuguesa, onde participarão da Reunião de Chefes de Missão do evento, nos dias 22 e 23. No encontro, os membros do Comitê Olímpico Brasileiro se reunirão com o Comitê Organizador dos Jogos, acompanharão os sorteios dos grupos nas modalidades coletivas e visitarão as instalações preparadas para a competição. Os Jogos da Lusofonia serão realizados no período de 11 a 19 de julho e o Brasil participará de sete das nove modalidades do programa (atletismo, basquete, futsal, judô, taekwondo, tênis de mesa e vôlei de praia), ficando de fora somente no futebol e no vôlei.

 

--- O COB está empenhado em oferecer as melhores condições aos membros da delegação brasileira. Por isso esta reunião é fundamental para acertarmos alguns detalhes da operação --- disse Paulo Villas Bôas.

 

Principal competição multiesportiva do calendário internacional em 2009 para o Brasil, a segunda edição dos Jogos da Lusofonia representa uma oportunidade para vários atletas que procuram destaque nas equipes nacionais. A expectativa do subchefe da Missão Brasileira é a de um evento bem organizado.

 

--- O Comitê Organizador está tentando facilitar ao máximo o trabalho dos Chefes de Missão. As instalações são de alto nível, assim como os hotéis escolhidos para as delegações. Cada modalidade ficará em um hotel específico, o que é ótimo para atender as necessidades dos atletas. Também facilita em termos de transporte e alimentação --- elogia Villas Bôas, ex-jogador de basquete, campeão pan-americano em 1987.

 

Outra função importante dos representantes da Missão Brasileira na reunião em Portugal é levar uma cópia dos dados dos 380 credenciados. Esse procedimento é adotado para esclarecer possíveis dúvidas com o Comitê Organizador. A lista final só poderá ser alterada em casos especiais (como contusões) até o Congresso Técnico, um dia antes do início da disputa em cada uma das modalidades. Em Lisboa, a Delegação Brasileira terá cerca de 180 integrantes, sendo 140 atletas.

 

Como em 2006, nos I Jogos da Lusofonia Macau 2006, 11 países, além do Brasil, participarão dos Jogos de Lisboa: Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Índia e Sri-Lanka.

Em Macau 2006, o Brasil terminou a competição com o primeiro lugar no quadro de medalhas: foram 57 (29 de ouro, 19 de prata e 9 de bronze). A intenção do COB é manter a hegemonia em 2009. Para isso, o Brasil levará a Lisboa as equipes principais de atletismo, futsal, judô, taekwondo e tênis de mesa. O basquete brasileiro será representado pelas equipes Sub-19 (feminino) e Sub-23 (masculino). As equipes de vôlei de praia serão escolhidas através do ranking brasileiro.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?