Por CBTM
As equipes feminina e masculina de basquete e o time de futsal do Brasil já conhecem seus primeiros adversários nos II Jogos da Lusofonia Lisboa 2009. Cabo Verde será o primeiro adversário dos brasileiros tanto no torneio masculino (dia 14 de julho) quanto no feminino (dia 12 de julho) de basquete. No futsal, a estreia será contra o vencedor da partida entre Angola e Guiné Bissau, no dia 13 de julho.
Os confrontos foram definidos durante a Reunião de Chefes de Missão, entre os dias 22 e 23,
Os Jogos da Lusofonia serão realizados no período de
No encontro, os membros do Comitê Olímpico Brasileiro se reuniram com o Comitê Organizador dos Jogos da Lusofonia (COJOL), receberam o novo manual do evento e visitaram instalações.
---Todas as instalações estão aprovadas pelas Federações Internacionais e adequadas a uma competição desse porte --- contou Bernard Rajzman.
--- O COJOL fez apresentações muito boas sobre esportes, transportes, alimentação, acomodação, serviços médicos e segurança --- revelou Villas Bôas, impressionado com a qualidade dos serviços que os atletas brasileiros encontraram em Portugal.
Outro ponto positivo relatado pela Chefia de Missão foi em relação à distância dos hotéis para as áreas de competição e treinamentos.
--- Tênis de mesa, atletismo, futsal, taekwondo e judô ficarão hospedados em hotéis que ficam a menos de cinco minutos das instalações onde treinam e competem. Os atletas do basquete e do vôlei de praia levarão 10 minutos, de ônibus, entre seus hotéis e o campo de jogo --- antecipou o subchefe da Missão Brasileira.
--- Os hotéis são de nível muito elevado. Temos certeza de que atletas e técnicos estarão muito bem atendidos pela estrutura do COJOL --- avalia Bernard.
O chefe da Missão Brasileira também se mostrou satisfeito com os comentários elogiosos que o COB recebeu dos organizadores dos Jogos da Lusofonia.
--- Elogiaram muito o trabalho do Departamento de Alto Rendimento do COB, que cumpriu todos os prazos de inscrição e credenciamento à risca. Além disso, os chefes de missão (oito dos 12 que participam) que estiveram presentes foram receptivos quanto às nossas sugestões para as próximas edições do evento --- completou Rajzman.
Ainda pela fase de grupos, no torneio masculino de basquete, o Brasil enfrentará na segunda rodada o vencedor entre Guiné Bissau e Moçambique; enquanto o time feminino jogará contra Moçambique. No futsal, o vencedor do confronto entre São Tomé e Príncipe e Timor Leste será o adversário brasileiro na segunda partida.
Como nos I Jogos da Lusofonia Macau 2006, 11 países além do Brasil participarão desta segunda edição dos Jogos: Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Índia e Sri-Lanka.
Em Macau 2006, o Brasil teve 77 atletas na delegação e terminou a competição com o primeiro lugar no quadro de medalhas: foram 57 (29 de ouro, 19 de prata e 9 de bronze).
A meta do COB é manter a hegemonia em 2009. Em Lisboa, o Brasil contará com cerca de 140 atletas, entre eles representantes das equipes principais de atletismo, futsal, judô, taekwondo e tênis de mesa. O basquete brasileiro será representado pelas equipes Sub-19 (feminino) e Sub-23 (masculino). As equipes de vôlei de praia serão escolhidas através do ranking brasileiro.
Durante a primeira edição do evento, a Associação dos Comitês Olímpicos de Língua Portuguesa (ACOLOP) acatou um pedido do COB que avaliou como mais adequada a realização dos Jogos no primeiro ano de cada Ciclo Olímpico. Portanto, a partir de Lisboa 2009 os Jogos da Lusofonia acontecerão de quatro em quatro anos, com a próxima edição já marcada para 2013, ainda sem sede definida.