Por CBTM
O lançamento oficial da etapa de João Pessoa dos Jogos Escolares da Paraíba/2009 aconteceu nessa segunda-feira, às 9h, no Hotel Caiçara, na praia de Tambaú.
A abertura será na próxima quinta-feira (4), às 16h, no ginásio Ronaldão, no Cristo Redentor, na capital paraibana. Estão confirmadas 89 escolas, sendo 40 (particulares), 31 (municipais) e 18 (estaduais), que disputarão no período de 4 a 20 de junho.
O número de concorrentes foi maior que no ano passado, que chegou a 68. O Cariri paraibano recebeu o glamour da festa de abertura da etapa regional de Monteiro, ontem, às 19h, no Colégio Estadual José Leite.
Os jogos serão realizados nos ginásios da Universidade Federal da Paraiba - UFPB, Vila Olimpica Ronaldo Marinho (ex-Dede), Escola Técnica Federal da Paraíba, Colégio Marista Pio X, Campenha Nacional de Escolas da Comunidade, Colégio Nossa Senhora de Lourdes, Centro Universitário de João pessoa (Unipê), Assex, Colégio João XXIII, Liceu Paraibano, Hipócrates (Bairro dos Estados e Jardim Luna) e Colégio Máster.
Serão disputadas as seguintes modalidades: Basquete, Handebol, Futsal, Voleibol, tênis de mesa, Natação, Xadrez, Atletismo e Judô. Além de Monteiro e João Pessoa, acontecerão as etapas regionais de Patos, Itabaiana, Guarabira, Campina Grande, Catolé do Rocha, Sousa Cajazeiras Itaporanga, Cuité e Princesa Isabel. Os campeões de cada modalidade representarão a Paraiba, nas Olimpíadas Escolares Brasileiros, em Poços de Caldas (MG), no período de 10 a 20 de setembro.
Otimista e confiante no êxito dos Jogos Escolares da Paraíba/2009, o titular da Secretaria de Juventude, Esporte, Lazer, Francisco de Assis, ficou satisfeito com o recorde de escolas inscritas no evento.
Segundo ele, professores e atletas de vários municípios da Paraíba competirão nas diversas modalidades, mostrando talento e qualidade.
--- Fico satisfeito pela boa aceitação das escolas paraibanas em disputar os jogos. Vamos trabalhar para conseguir o sucesso esperado no evento --- observou o secretário.
A exemplo do que aconteceu nos anos anteriores, a expectativa é de que a população prestigie as disputas.